EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 22 de junho de 2012


EMPRESA TERIA SIDO ADVERTIDA SOBRE INFILTRAÇÃO NA BARRAGEM DE JACUNDÁ

Problema deixou cerca de 80% dos moradores do município sem água nas torneiras.

Em sessão realizada esta semana na Câmara Municipal de Jacundá, o vereador João Borges (PTB) afirmou que técnicos da construtora Fuso Engenharia e também uma engenheira da prefeitura foram alertados sobre a existência de uma infiltração na barragem de captação de água da Cosanpa, antes mesmo de a obra ser entregue pela atual gestão pública em meados de dezembro do ano passado.  Na semana passada, em virtude de infiltrações no sistema de distribuição, os moradores da cidade ficaram sem água nas torneiras.
Na área de captação de água construída sobre ruínas de uma antiga barragem no leito do rio Arraia, e inaugurada pela Prefeitura de Jacundá no mês de dezembro de 2011, surgiram três infiltrações por baixo da estrutura de concreto, o que causou baixa no nível de água e impossibilitou a distribuição de água para 80% dos domicílios abastecidos pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). A construção da barragem faz parte de um complexo de edificações para levar água tratada a mais da metade da população urbana.
Os recursos são do governo federal e somam quase R$ 8 milhões de reais. Na avaliação de técnicos ouvidos pela reportagem, a barragem representa a parte mais importante de toda estrutura. “Sem água, é impossível o funcionamento da estação de tratamento de água”, alertou um funcionário da construtora que pediu para não revelar o seu nome. “Antes da liberação da barragem chamei o encarregado comuniquei sobre o problema. Ele disse que a infiltração era insignificante”. Disse o vereador João Borges ressaltando que uma engenheira sanitarista da prefeitura também foi informada sobre o problema.
A reportagem de O Liberal esteve no escritório da empreiteira Fuso Engenharia, que está funcionando temporariamente no canteiro de obras da Estação de Tratamento de Água da cidade. Dois funcionários afirmaram que não estavam autorizados a falar sobre o assunto e que o proprietário da construtora chega nos próximos dias à Jacundá. Na barragem, no local onde surgiram as infiltrações, foram adicionados sacos com areia nos buracos existentes. “Isso não resolverá o problema”, concluiu o vereador João Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário