EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 23 de junho de 2012

ULIANÓPOLIS PODERÁ SAIR DA LISTA DE DESMATADORES


Com uma área 5.115 km², o município de Ulianópolis se encontra na vigésima posição dos municípios que mais desmataram no Estado do Pará no ano de 2011.

Evandro Corrêa

Sucursal do Sul e Sudeste do Pará

A promotora de Justiça de Ulianópolis, Louise Rejane de Araújo Silva, determinou a instauração de Inquérito Civil com o fim de diminuir os índices de desmatamento e contribuir para que o município seja inserido no Programa Estadual Município Verde, através do monitoramento da inclusão das propriedades no Cadastro Ambiental Rural (CAR), e notificação aos proprietários que estão resistentes em adicionar suas propriedades no referido cadastro. Essa medida do Ministério Público reforça o trabalho que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e pelo Governo do Estado.

Com a inclusão de 80 por cento das propriedades no Cadastro Ambiental Rural e redução das taxas de desmatamentos, o Município de Ulianópolis será automaticamente retirado da lista dos municípios embargados pelo Ministério do Meio Ambiente, e assim voltará a obter o financiamento de atividades rurais no município com recursos de programas de fomento e financiamento oriundos de receitas públicas. Até abril de 2012, apenas 59,81% do território municipal já estava coberto pelo cadastramento ambiental rural.

O trabalho desenvolvido pela Promotoria de Justiça de Ulianópolis recebeu o apoio do Centro Apoio Operacional (CAO) do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado, coordenado pela procuradora de justiça, Maria da Graça Azevedo da Silva, em reunião realizada em maio deste ano, no prédio sede da instituição, na presença de técnicos do CAO e do GTI. “Será um investimento grande tirar Ulianópolis da lista dos embargados, mas pode trazer a diferença na gestão ambiental do município", afirmou a promotora Louise Silva durante a reunião. Com uma área 5.115 km², o município de Ulianópolis se encontra na vigésima posição dos municípios que mais desmataram no Estado do Pará no ano de 2011.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial - INPE, isso significa uma área aproximada de 3.433,2 km² ou 67.12% do seu território. Os números que preocuparam a promotoria de justiça local. A coordenadora do CAO do Meio Ambiente, Graça Azevedo, apresentou a ideia de envolver todos os promotores de justiça a entrar nessa matéria, já que segundo o INPE o mapeamento e o cálculo da taxa de desmatamento na Amazônia Legal para o período agosto/2010 a julho/2011, atividades realizadas no âmbito do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal – PRODES, computou o valor de 6.418 km², sendo que o Pará contribuiu com cerca de 3.008 km² desmatado, isso observando áreas maiores que 6,25 hectares onde ocorreu remoção completa da cobertura florestal – o corte raso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário