EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

DOM ELISEU TENTA CUMPRIR META PARA RECEBER SELO “MUNICÍPIO VERDE”


Cerca de 87,41% das terras cadastráveis do município já estão registradas no CAR e tem apresentado controle do desmatamento.

O município de Dom Eliseu, situado no sudeste do Estado, se destacou ontem, na 5ª Reunião do Comitê Gestor do Programa Municípios Verdes, por adotar medidas ambientais sustentáveis, característica fundamental para ser consolidado "Município Verde". Para receber o selo de Município Verde, Dom Eliseu deve cumprir sete metas: Controle absoluto do desmatamento – desmatamento anual abaixo de 40 Km²; Regularização dos passivos ambientais, recuperando as Áreas de Preservação Permanente – APPs e as áreas degradadas em Reserva Legal; Intensificação da atividade produtiva nas áreas já abertas – 80% das propriedades rurais com CAR – Cadastro Ambiental Rural / LAR – Licenciamento Ambiental Rural em um ano; Promoção do reflorestamento; Guia de Transporte Animal – GTA; Cartão do Produtor e Dinamizar a economia sustentável com agregação de tecnologia e novos empreendedores.

O secretário de meio ambiente de Dom Eliseu, Edilberto Poggi, esteve presente na reunião do Comitê Gestor do Programa Municípios Verdes, com o secretário extraordinário do Programa Municípios Verdes, Justiniano Netto, para regularizar a situação do município e debater sobre as prioridades que deverão ser feitas para o município ganhar o selo de desenvolvimento sustentável.

Em Dom Eliseu, cerca de 87,41% das terras cadastráveis já estão registradas no CAR, e tem apresentado controle do desmatamento. O pedido para a saída oficial do município da lista suja do desmatamento será aprovado pelo comitê e encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente. A ideia é que os municípios associados à AMAT Carajás continuem se emprenhando nas metas que fazem parte do Programa Municípios Verdes, para enfim receberem o selo de "Município Verde". Titulo criado em março de 2011, pelo governo federal e estadual para mudar o quadro de devastação da Amazônia e servir de modelo por meio de uma economia mais forte e sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário