EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

MAIS DE 70 BRIGADISTAS CONTINUAM COMBATENDO INCÊNDIO NA FLORESTA NACIONAL DE CARAJÁS

De acordo com  relatório, o local é acidentado e de grande declividade sendo  que a estimativa é de que o fogo já tenha queimado 500 ha de floresta primária.

Uma equipe de brigadistas da Floresta Nacional do Carajás divulgou ontem um relatório sobre o incêndio que consome a floresta desde o dia 16 de agosto deste ano. O fogo, que ainda não foi controlado, teve início em uma linha de transmissão (LT) de energia ao Norte da FLONA, próximo a divisa com a Área de Proteção Ambiental do Igarapé Gelado, a altura da barragem do Geladinho.

De acordo com o relatório, o local é acidentado, de grande declividade e que a estimativa é de que o fogo já tenha queimado 500 ha de floresta primária. “O incêndio é superficial com queimas de copa localizadas. A retaguarda do fogo é vulnerável, pois fica à margem da LT, com muito material combustível seco. A área foi aceirada mecanicamente.” Afirma o documento assinado pela equipe da Flona, ressaltando que no dia 20 de agosto iniciou-se um segundo grande foco de incêndio. “A frente principal do fogo foi alcançada no último final de semana por 15 brigadistas. Foi deslocado um trator para abertura de estrada até a frente do fogo, chegando a 250 m do incêndio. Foi iniciado também no final de semana o combate aéreo com apoio de um helicóptero”.

A nota frisa que atualmente está sendo feito um ataque terrestre pelo acesso aberto com uso de  trator e com cerca de 40 brigadistas. “O flanco direito do fogo foi totalmente contido por aceiro manual e há 10 brigadistas monitorando. No flanco esquerdo foi feito um aceiro manual para formar uma linha de defesa contando com 20 brigadistas”. Encerra a nota. O combate é coordenado pelo Instituto Chico Mendes, responsável pela proteção da Floresta, com o apoio da mineradora Vale, através do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios do Mosaico de Unidades de Conservação de Carajás.

O efetivo total reúne em torno 70 brigadistas, além do pessoal no apoio logístico. Somaram-se a equipe ainda 20 brigadistas da Eletronorte no apoio ao combate. A estrutura usada é de 3 tratores, 1 helicóptero e 3 caminhões pipa. As causas do incêndio ainda não foram esclarecidas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário