EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 30 de setembro de 2012

CANDIDATOS FIRMAM PACTO PELA JUVENTUDE


Municípios de Marabá, Altamira e Vitória do Xingu exigem empenho de candidatos a prefeito na área da infância.



O Pacto pela Juventude, uma articulação de vários movimentos sociais que busca comprometer os candidatos às prefeituras e às câmaras de vereadores de todo o Brasil com as políticas públicas voltadas para a juventude, aconteceu ontem nos municípios de Marabá, Altamira e Vitória do Xingu. Em Marabá, o evento foi realizado no Campus I da UFPA e reuniu a assinatura de todos os candidatos a prefeito e a vereador da cidade em uma carta-compromisso elaborada por oito organizações sociais. Para Selli Rosa, representante do Instituto Universidade Popular na organização do evento, a atividade será uma boa oportunidade para colocar em pauta as demandas da juventude marabaense. “Queremos chamar a atenção do poder público para os problemas existentes em Marabá e que afetam a população jovem”, disse.

O documento do Pacto pela Juventude aborda temas como saneamento básico, transporte, meio ambiente, emprego, gênero, homoafetividade, religiosidade, cultura, lazer, inclusão social e digital. A violência também será ponto de discussão, uma vez que Marabá, segundo o Mapa da Violência, aparece entre as cidades mais perigosas do Brasil. Já em Altamira e Vitória do Xingu, o Ministério Público do Estado (MPE) por meio dos promotores de Justiça Erika Menezes de Oliveira e Luciano Augusto Araújo da Costa efetivaram pacto pela infância e juventude nas eleições 2012. O documento ratifica o compromisso firmado junto aos candidatos a prefeito dos dois municípios situados no sudeste do Pará.

Segundo os promotores, o termo de compromisso levou em consideração a construção da Hidrelétrica de Belo Monte que tem modificado a dinâmica desses municípios, como por exemplo, a instalação de mais um Conselho Tutelar em Altamira e outro no distrito de Castelo de Sonhos, localizado a 1.100 quilômetros da sede do município de Altamira. O ato de assinatura do documento contou com a presença de autoridades locais e a sociedade civil organizada, bem como, de crianças e adolescentes de escolas da rede pública.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário