EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DE MARABÁ FAZ BALANÇO DAS AÇÕES DA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO



Autoridades tentam sensibilizar condutores de veículos para redução de acidentes no município.   

Reunidos na manhã de ontem, nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde, representantes do Departamento Municipal de Trânsito, DMTU, Polícia Rodoviária Federal, SEST/SENAT avaliaram os resultados da programação da Semana Nacional do Trânsito em Marabá, cujo objetivo foi a sensibilização dos condutores de veículos automotores para a redução dos acidentes de trânsito. Segundo o inspetor da PRF Jair Guimarães, este ano a realização da semana do trânsito aconteceu de modo mais eficaz, porque a programação discutida com antecedência envolveu diversos setores, os quais trabalharam não só o trânsito nas vias públicas, como também, realizaram múltiplos eventos em ambientes fechados.

Durante palestra no auditório da SMS, dia 19, Jair enfatizou a diferença entre acidente e infração, cuja estreita relação resulta em acidente de trânsito. Noutra palestra, dia 22, no SEST/SENAT, o inspetor da PRF esclareceu as vantagens advindas a partir da aplicação da Lei 12.619/2012, denominada Lei do Descanso, e Resolução 405, do Contran, Conselho Nacional de Trânsito, que certamente contribuirão na redução de acidentes nas estradas. Por sua vez, o técnico do SEST/SENAT Ponciano Riviero, disse que os administradores daquela instituição estão gratificados em poder contribuir na realização da Semana do Trânsito.

O SEST/SENAT cedeu e distribuiu material educativo, promoveu palestras em escolas e grandes empresas e, ainda cedeu suas instalações para realização de eventos nesse período. Além disso, o representante do SEST/SENAT enfatizou que aquela organização é responsável pela realização de cursos profissionalizantes voltados para mototaxistas e motoristas, conforme legislação vigente. Gilvan Monteiro, coordenador da Educação do Trânsito do DMTU, também considerou as ações desenvolvidas muito positivas. “Nossa expectativa foi alcançada”, que é justamente buscar a atenção dos condutores para a redução dos acidentes de trânsito. Enquanto Ana Amélia Braga, representante da SMS, acredita que, embora sejam ações de longo prazo, diante do nível de educação de nossos condutores, com certeza, no decorrer dos anos, “vamos conseguir reduzir os acidentes de trânsito e, consequentemente, os gastos da saúde pública com acidentados, que tem sido uma constante preocupação do Ministério da Saúde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário