EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

MPF INVESTIGA CONVÊNIO FIRMADO ENTRE O INCRA E A PREFEITURA DE BANNACH

Denuncia foi formalizada junto ao MPE pela Associação dos Pequenos Produtores da Comunidade Bom Jesus.

O Ministério Público Federal, através do procurador Leonardo Cervino Martinelli, determinou a abertura de Inquérito Civil para apurar possíveis irregularidades no cumprimento e execução do Convênio nº708918/2009, firmado entre o Incra e a Prefeitura Municipal de Bannach para a execução de obras de infraestrutura básica. Inicialmente, a Procuradoria da República de Marabá abriu um Procedimento Administrativo autuado a partir de expediente enviado pelo Ministério Público do Estado do Pará, encaminhando representação formulada da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Bom Jesus.
Ao determinar a abertura de inquérito, o procurador considerou que as possíveis irregularidades denunciadas podem caracterizar, em tese, atos de improbidade administrativa que importem em enriquecimento ilícito e em prejuízo ao erário. “Considerando ainda o ofício, até hoje sem resposta, que foi encaminhado a Senhora Rosinete Lima da Silva, Superintendente do Incra em Marabá, datado de 10 de abril de 2011’”. 

O procurador federal ressaltou que é função institucional do Ministério Público Federal zelar pela observância dos direitos constitucionais pelos Poderes Públicos, bem como promover o inquérito civil e, se necessário, a ação civil pública para a proteção do patrimônio público e social e de outros interesses difusos e coletivos. “Como consequência da instauração e para assegurar a devida publicidade e a regularidade da instrução, determino que a Secretaria PRM providencie a conversão em inquérito civil do Procedimento Administrativo nº1.23.001.000144/2011-67, juntando esta portaria no início dos autos e efetuando as devidas alterações nos sistemas eletrônicos desta Procuradoria”. Finalizou Leonardo Martinelli, mandando oficiar novamente Rosinete Lima da Silva e o gestor municipal de Bannach.

Nenhum comentário:

Postar um comentário