EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PARAGOMINAS INVESTE EM PECUÁRIA VERDE



A principal finalidade do experimento é promover a proteção das florestas por meio do uso sustentável da Reserva Legal.

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Esalq/USP, está realizando no município de Paragominas um experimento que busca aliar a preservação do meio ambiente com a produção sustentável de espécies nativas de frutíferas e madeireiras da Amazônia. O experimento é desenvolvido pelo Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal e o Laboratório de Silvicultura Tropical, e desenvolve técnicas de enriquecimento florestal em áreas degradadas de Reserva Legal e a recuperação de Área de Proteção Permanente em 13 propriedades rurais da região. Entre essas propriedades, estão as fazendas modelo do projeto Pecuária Verde, que além de trabalhar com a preservação das áreas de floresta, tenta otimizar os pastos por meio da intensificação da pecuária.

O projeto, coordenado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, com financiamento de instituições como o Fundo Vale e a empresa de tecnologias para o campo Dow Agrosciences, utiliza espécies como mogno, cupuaçu e paricá para futuro manejo. Com um mapeamento detalhado, necessário ao Cadastro Ambiental Rural, CAR, exigência da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Sema, para a regularização ambiental no Pará, os produtores e organizações não governamentais envolvidas, como a The Nature Conservancy, identificam as potencialidades  e passivos ambientais da região. Com este trabalho, o município de Paragominas, por exemplo, já conta com 1.050 propriedades registradas.  

Com a proposta de aproveitamento sustentável, o manejo das espécies madeireiras e frutíferas poderá render cerca de mil reais por hectare ao ano, em um ciclo de 15 a 20 anos para as espécies madeireiras. Para surpresa de alguns produtores, houve propriedades que tinham mais reserva ambiental do que a quantidade exigida pela legislação vigente. “Hoje, 90% dos nossos produtores não sabem o que eles têm de floresta”, ressalta o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas e diretor executivo do projeto Pecuária Verde, Mauro Lúcio Costa. A legislação atual permite que áreas de reserva legal sejam exploradas para fins de manejo sustentável, desde que não descaracterize a cobertura vegetal e não prejudique a conservação da vegetação nativa da área.

Baseados nessa prerrogativa, as equipes definem a metodologia dos plantios de enriquecimento. A principal finalidade do experimento é promover a proteção das florestas por meio do uso sustentável da Reserva Legal. Para isso, o projeto indica quais são as espécies nativas frutíferas e madeireiras mais promissoras para a atividade, bem como a técnica utilizada para o plantio de enriquecimento. O produtor da Fazenda São Luiz, Osmar Scaramussa, reconhece que o resultado será obtido em longo prazo, mas não espera a hora de iniciar a proposta de licenciamento para o manejo futuro da reserva, recebido durante a última Exposição Agropecuária de Paragominas, realizada em agosto de 2012. “É um grande avanço para Paragominas e para o estado do Pará. Se eu não colher, meus filhos o farão. É uma renda garantida”, afirmou Scaramussa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário