EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 25 de setembro de 2012

TUCURUI DISCUTE SUSTENTABILIDADE



Programa visa mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

O município de Tucuruí sediou ontem o primeiro evento "Programa Cidades Sustentáveis” que quer definir uma proposta para o desenvolvimento justo e sustentável do município.  O evento foi aberto ao público e aconteceu às 19h, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Tucuruí, Acit, reunindo dirigentes partidários e candidatos a prefeito de Tucuruí, que na ocasião assinaram a carta-compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis, incorporando a sua plataforma eleitoral uma agenda para ações de sustentabilidade do município que administrarão a partir de 2013.

O evento foi realizado pelo Movimento Tucuruí Sustentável, ligado a Agência de Desenvolvimento Sustentável da Região Lago de Tucuruí (ADR Grande Lago) e ao Programa Cidades Sustentáveis. Conforme Ubiracy Pinto, coordenador do Movimento Tucuruí Sustentável, é necessário promover iniciativas que possam recuperar os valores do desenvolvimento sustentável, da ética e da democracia participativa, garantindo a participação e controle social na governança da cidade. “A Rede Tucuruí Sustentável é absolutamente apartidária e inter-religiosa, não tem presidente nem diretoria e seu objetivo é fortalecer a articulação de um amplo campo social para objetivos comuns, assegurando a ampla liberdade de expressão e manifestação a seus integrantes”, explica. 

Participaram do evento, além dos candidatos que concorrem a prefeitura de Tucuruí, o, secretario Extraordinário de Estado para coordenação do Programa Municípios Verdes do Estado do Pará, Justiniano de Queiroz Netto, o presidente do Observatório Social de Belém/Secretario Executivo da Rede Nossa Belém, Ivan Silveira da Costa, e a 3ª Promotora de Justiça de Tucuruí, Crystina Michiko Taketa Morikawa. Segundo Ubiracy Pinto, a iniciativa quer reunir a sociedade para discutir ideias e propor ações que possam contribuir para o desenvolvimento da cidade em áreas essenciais como educação, meio ambiente, segurança, lazer e cultura, geração de emprego e renda, transporte, moradia, saúde e serviços. Faz parte das propostas a produção e assinatura do Termo de Compromisso que pretende nortear as ações do próximo governo municipal rumo ao desenvolvimento sustentável da cidade. “Através das discussões queremos construir uma força política, social e econômica capaz de comprometer a sociedade e sucessivos governos com uma agenda e um conjunto de metas para oferecer melhor qualidade de vida para todos os habitantes da cidade”, explica Ubiracy.

Para os candidatos, se comprometer com o Programa Cidades Sustentáveis é poder dispor de uma plataforma com 12 eixos e mais de 300 ferramentas para o desenvolvimento de uma gestão sustentável, além de acompanhamento da administração da cidade e divulgação em nível nacional e até internacional através do Programa.  O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa da sociedade civil em âmbito nacional, com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Criando uma rede entre instituições de pesquisa, cidadãos, movimentos sociais, empresas, e Poder Público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário