EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 14 de outubro de 2012

16 PREFEITOS SE REELEGERAM NA REGIÃO

 
No município de Piçarra, o atual prefeito Wagner Machado não teve concorrente e se elegeu com  6.404 votos.

Dez prefeitos da região sul e sudeste do Pará não conseguiram se reeleger nas eleições municipais de 07 de outubro. São eles Celso Lopes Cardoso, PSDB, de Tucumã, Geraldo Bila, PMDB, de Brejo Grande do Araguaia, José Orlando Freire, PSDB, de Ipixuna do Pará, Luciano Guedes, PDT, de Pau D’ Arco, Maurino Magalhães, PR, de Marabá, Jaime Modesto da Silva, PDT, de São Domingos do Araguaia, Marlene Corrêa, PMDB, de São João do Araguaia, Romildo Veloso e Silva, PDT, de Ourilândia do Norte e Wagner Fontes, PTB, de Redenção.

 
Por outro lado, 16 prefeitos conseguiram a vitória nas urnas, se reelegendo para o próximo mandato. São eles Cristina Malcher, que derrotou o candidato do PMDB Edilson Oliveira Pereira, por uma diferença de mais de mil votos, Salcler Ferreira, de Tucuruí, que venceu o candidato do PT, Jones Willians, com mais de 14 mil votos a frente do adversário, Wenderson Chamon, o “Chamonzinho”, de Curionópolis, que derrotou o adversário Adonei Aguiar, Vabetânio Milhomen, PSB, de Bannach, que venceu a opositora Lucinéia Oliveira, Sidney Souza, PT, de Bom Jesus do Tocantins,  que derrotou o adversário Olício Sousa, Joaquim Neto, PMDB, de Dom Eiseu, que sagrou-se vencedor derrotando o adversário Ayeso Gaston, Alsério Kasimirski, PSC, de Floresta do Araguaia, que ganhou do opositor Claudiney Barbosa, Bejamim Tasca, PT, de Itupiranga, que derrotou o adversário Adécimo Gomes, Izaldino Altoé, PT, de Jacundá, que venceu nas urnas o candidato José Martins Filho, Valmira Alves Silva, PR,  de Novo Repartimento, que venceu o oponente Deusivaldo Pimentel, Maria Ribeiro da Silva, PSDB, de Palestina do Pará, que venceu o pleito sob o adversário Valciney Gomes, Walter José da Silva, PSB, o “Waltinho do Ouro”, que derrotou Agemiro Gomes Silva, Sebastião Damascena Santos que derrotou Maria das Graças Medeiros, Jorge Barros de Alencar que venceu Mayldes França, Valdiney Palhares que venceu a candidata do PMDB Higia Frota e Wagner Costa Machado, PMDB, que concorreu sozinho a prefeitura do município de Piçarra.

 
Os municípios que ganham novos prefeitos são Abel Figueiredo, Adeilson Ataíde Mateus, PSDB, com 2.430 votos, Água Azul do Norte, Deusmir Luís Cavalcante, PT, 2.941 votos, Altamira, Domingos Juvenil, PMDB, 19.494 votos, Anapú, João Batista Pereira da Silva, PSDB, 6.019 votos, Brejo Grande do Araguaia, Marcos Dias Nascimento, DEM, 2.287 votos, Breu Branco, Adimilson Luis Mezzomo, PSDB, 10.703 votos , Canaã dos Carajás, Jeová Gonçalves Andrade, PMDB, 10.915 votos , Conceição do Araguaia, Walter Rodrigues Peixoto, PT, 9.739 votos , Cumaru do Norte, Cleusa Vieira Temponi, PMDB, 2.939 votos , Eldorado do Carajás, Divino Alves Campos, 4.925 votos , Goianésia do Pará, João Gomes da Silva, PR, 6.070 votos , Ipixuna do Pará, Salvador Chamon Sobrinho, PT, 7.319 votos , Marabá, João Salame Neto, PPS, 56.392 votos , Ourilândia do Norte, Maurílio Gomes da Cunha, PSC, 9.246 votos , Pacajá, Antônio Mares Pereira, PSB, 11.882 votos, Paragominas, Paulo Pombo Tocantins, PSDB, 32. 597 votos, Parauapebas, Walmir da Integral, PSD, com 49.080 votos, Pau D’ Arco, José Maurício Andrade, PMDB, com 2.591 votos, Redenção, Wanderlei Coimbra Noleto, PRB, 25.033 votos, Santa Maria das Barreiras, José Barbosa de Faria, PMDB, 4.044 votos, Santana do Araguaia, Eduardo Alves Conti, PMDB, 9.733 votos, Sapucaia, Marcos Venícios Gomes, PSDB, 2.435 votos, São Domingos do Araguaia, Pedro Patrício de Medeiros, PPS, 6.794 votos, São Félix do Xingu, João Cleber de Sousa Torres, PPS, 9.620 votos, São João do Araguaia, João Neto Martins, PTB, 2.864 votos, Tucumã, Adelar Pelegrini, PMDB, 11.208 votos, Ulianópolis, Davi Resende Soares, PTB, 6.037 votos e Xinguara, Oswaldo de Oliveira, PMDB, 10.768 votos.

 
No tocante a corrida eleitoral para o cargo de vereador, o mais votado em percentual de votos válidos no município foi Silvander Polese Zavarize, o Vando da Jovel, que se elegeu com 1.590 votos, ou seja, 13,57 % dos eleitores da cidade. Os prefeitos eleitos que receberam o maior número de votos são João Salame Neto, de Marabá, 56.392 votos, Walmir da Integral, de Paraupebas, 49.080 votos, Paulo Pombo Tocantins, de Paragominas, 32.597 votos e Sancler Ferreira, de Tucuruí, com 30.213 votos. Em números, o PMDB ficou com 13 prefeituras (Altamira, Canaã dos Carajás, Cumaru do Norte, Curionópolis, Dom Eliseu, Pau Darco, Piçarra, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Tailândia, Tucumã e Xinguara).

O PSDB fez 7 prefeituras da região (Abel Figueiredo, Anapú, Breu Branco, Palestina do Pará, Paragominas, Rondon do Pará e Sapucaia). Já o partido dos Trabalhadores ficou com 6 prefeituras. (Bom Jesus do Tocantins, Conceição do Araguaia, Ipixuna do Pará, Itupiranga, Jacundá e Água Azul do Norte).  O PPS fez cinco prefeituras (Eldorado do Carajás, Marabá, São Domingos do Araguaia, São Félix do Xingu e Tucuruí). O PSB fica com três prefeituras (Bannach, Pacajá e Rio Maria) número também do PTB (Ulianópolis , Nova Ipixuna e São João do Araguaia).

 
Os municípios onde a eleição foi disputada voto a voto foram Palestina do Pará, 44 votos de diferença, Santa Maria das Barreiras, 85 votos separaram o primeiro e o segundo lugar, São João do Araguaia, 97 votos entre o ganhador e o segundo colocado, Goianésia do Pará, onde a diferença ficou em 104 votos e Ulianópolis, onde o fazendeiro Davi Resende venceu o pleito por uma diferença de apenas 154 votos em relação ao candidato José Carlos Zavarize. Em Ulianópolis,  a briga continua nos tribunais uma vez que o candidato eleito Davi Resende enfrenta cinco Ações de Investigação Judicial Eleitoral e só teve o registro deferido, ainda no juízo de 1º Grau, a cinco dias das eleições. O fazendeiro é acusado de usar um diploma falso para obter o registro, abuso de poder político e econômico, compra de votos com doação de terrenos e de manter contratos de aluguel de imóveis com a prefeitura em período vedado pela Justiça Eleitoral.      

 
 
O QUE MUDOU NO QUADRO POLÍTICO DA REGIÃO
 
MUNICÍPIO
PARTIDO ANTERIOR
PARTIDO ATUAL
SITUAÇÃO
ÁGUA AZUL DO NORTE
PMDB
PT
 
ABEL FIGUEIREDO
PP
PSDB
 
ALTAMIRA
PSDB
PMDB
 
ANAPÚ
PT
PSDB
 
BANNACH
PSB
PSB
REELEITO
BOM JESUS DO TOCANTINS
PT
PT
REELEITO
BREJO GRANDE DO ARAGUAIA
BAXIM
DEM
 
BREU BRANCO
PR
PSDB
 
CANAÃ DOS CARAJÁS
PDT
PMDB
 
CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA
PMDB
PT
 
CUMARU DO NORTE
PDT
PMDB
 
CURIONÓPOLIS
PMDB
PMDB
REELEITO
DOM ELISEU
PMDB
PMDB
REELEITO
ELDORADO DOS CARAJÁS
PT
PPS
 
FLORESTA DO ARAGUAIA
PSC
PSC
REELEITO
GOIANÉSIA DO PARÁ
PMDB
PR
 
IPIXUNA DO PARÁ
PSDB
PT
 
ITUPIRANGA
PT
PT
REELEITO
JACUNDÁ
PT
PT
REELEITO
MARABÁ
PR
PPS
 
NOVA IPIXUNA
TIÃO DAMASCENA
PTB
REELEITO
NOVA TIMBOTEUA
LUIZ BAGA CETRA
PTB
 
NOVO PROGRESSO
OSWALDO ROMANHOLI
PR
 
NOVO REPARTIMENTO
PR
PR
REELEITA
OURILÂNDIA DO NORTE
PDT
PSC
 
PACAJÁ
PPS
PSB
 
PALESTINA DO PARÁ
PSDB
PSDB
REELEITA
PARAGOMINAS
PSDB
PSDB
 
PARAUAPEBAS
PT
PSD
 
PAU D’ARCO
PDT
PMDB
 
PIÇARRA
PMDB
PMDB
CANDIDATO ÚNICO REELEITO
REDENÇÃO
PDT
PRP
 
RIO MARIA
PSB
PSB
REELEITO
RONDON DO PARÁ
PSDB
PSDB
REELEITA
SANTA MARIA DAS BARREIRAS
PRP
PMDB
 
SANTANA DO ARAGUAIA
DEM
PMDB
 
SAPUCAIA
PT
PSDB
 
SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA
PDT
PPS
 
SÃO FELIX DO XINGÚ
PTB
PPS
 
SÃO GERALDO DO ARAGUAIA
PMDB
PMDB
REELEITO
SÃO JOÃO DO ARAGUAIA
PMDB
PTB
 
TAILÂNDIA
PMDB
PMDB
REELEITO
TUCUMÃ
PSDB
PMDB
 
TUCURUÍ
PPS
PPS
REELEITO
ULIANÓPOLIS
PTB
PTB
 
XINGUARA
OSWALDINHO
PMDB
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário