EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ALTAMIRA RECEBE FÓRUM DE ACOMPANHAMENTO SOCIAL DA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE

Na reunião, os técnicos da empresa apresentaram para a comunidade o Programa de Acompanhamento social e seus projetos.
Com o objetivo de manter a transparência e a troca de informações sobre o Projeto Básico Ambiental (PBA), a empresa  Norte Energia coordenou no final de semana a 8ª reunião ordinária do Fórum de Acompanhamento Social de Belo Monte (FASBM) , que aconteceu  no Espaço Cultural Norte Energia, na orla de Altamira. Na reunião, os técnicos da empresa apresentaram para a comunidade o Programa de Acompanhamento social e seus projetos. “É um canal de comunicação que a Norte Energia tem com a sociedade, uma oportunidade de responder aos questionamentos sobre diversos assuntos da comunidade local”, explicou a superintendente do meio socioeconômico da Norte Energia, Cassandra Molisani.
Cassandra destacou que os projetos de acompanhamento social foram discutidos com as prefeituras, o que resultou em convênios nas áreas de assistência social. “É um trabalho com um extenso volume de monitoramento. Todas as famílias da nossa área de abrangência são visitadas e entrevistadas, levando em consideração o aspecto social, especialmente os relacionados às carências e vulnerabilidades”.
O secretário-executivo do Consórcio Belo Monte (CBM), que reúne os prefeitos das 11 cidades da área de influência da Usina Hidrelétrica Belo Monte, Dino Barilli, reconheceu a importância do Fórum. “O Fórum sempre traz informações importantes em cada reunião. Os projetos pautados e desenvolvidos pela Norte Energia mostram o compromisso da empresa com a população”, afirmou.
O Fórum de Acompanhamento Social de Belo Monte foi instituído em 2011 e possui reuniões trimestrais. É uma instância de acompanhamento da execução das condicionantes da implantação da usina e é composto por representantes de 26 instituições, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Defensoria Pública do Pará, além de membros dos poderes executivos e legislativo de 11 municípios. Planos de saúde pública e questões sobre o projeto de engenharia da hidrelétrica foram alguns dos temas já tratados durante as reuniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário