EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

EMATER INCENTIVA CRIAÇÃO DE HORTAS ESCOLARES EM ABEL FIGUEIREDO


As hortas serão montadas pelos alunos e instaladas em canteiros inativos de um projeto anterior.

Alunos das escolas municipais, ensino fundamental e médio, da zona rural e urbana, do município de Abel Figueiredo, sudeste do estado, serão os responsáveis pelo enriquecimento nutricional da merenda escolar, com a produção de hortas escolares. A atividade está sendo promovida pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em parceria com a prefeitura. Neste mês, acontece a segunda rodada de palestras para a disseminação das técnicas de plantio e manutenção dos canteiros. Desde a primeira palestra, em agosto passado, com o levantamento feito pelo técnico da Emater, Claudean Marinho, percebeu-se a necessidade de fomentar a produção de hortifruti no município.

Por conta do forte da região ser a pecuária leiteira, a produção de frutas e verduras pelos agricultores familiares para o abastecimento do mercado interno ficou em segundo plano. “Reforçamos a ideia que é preciso focar na diversificação da produção, até vislumbrando a segurança alimentar”, destacou o técnico em agropecuária. Neste contexto, os alunos do ensino municipal serão os próprios produtores do complemento nutricional da alimentação escolar. Segundo Marinho, o incentivo está para a produção de alface, couve, cebolinha, coentro, pepino, abobrinha e futuramente, tomate, pois requerer maiores cuidados. “Nas palestras vamos focar na demonstração técnica de plantio, teoria e prática, e controle de pragas e doenças”.

As hortas escolares, que serão montadas pelos alunos com a orientação da Emater, serão instaladas em canteiros inativos de um projeto anterior. “Prefeitura, professores e os alunos estão muito esperançosos que este nosso projeto dê certo. Realizaremos palestras, acompanharemos a implantação e prestaremos a assistência técnica para a garantia de uma boa produção”, afirmou Claudean Marinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário