EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 30 de outubro de 2012

EMATER REALIZA TREINAMENTO SOBRE CADASTRO AMBIENTAL RURAL EM CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA

Objetivo da iniciativa, além do nivelamento de informações, é incentivar para que cada escritório local cumpra suas metas.

Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará, Emater, participaram de um treinamento de nivelamento sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR), durante os dias 24 e 25, no município de Conceição do Araguaia. Vinte pessoas receberam os conhecimentos passados pelos engenheiros agrônomos Alfredo Luz e Sérgio Martins que, mês passado foram treinados pela Emater, e desta vez, desempenharam os papéis de multiplicadores. O escritório regional da Emater de Conceição do Araguaia tem um desafio pela frente. Responsável administrativamente por quinze municípios da região sul do Pará, muitos cadastros precisaram ser feitos.

Em uma parceria com o Programa de Redução da Pobreza e Gestão dos Recursos Naturais do Estado do Pará (Pará Rural), no município de Floresta do Araguaia serão realizados 35 CARs, além de outros 135 no município de Santa Maria das Barreiras. De acordo com o supervisor regional, o engenheiro agrônomo Luiz Flávio Cavalcante, o principal objetivo desta iniciativa foi promover, além do nivelamento de informações a respeito da temática, um incentivo para que cada escritório local cumpra suas metas. No conteúdo programático foram debatidos temas como a legislação ambiental, programas de elaboração de mapas, levantamento de campo e compilação de dados.

O CAR, que é realizado a partir de visitas técnicas e georreferenciamento das propriedades, é a ferramenta primordial para adequação do agricultor familiar à legislação ambiental. Esta atividade faz parte de um plano governamental que auxilia na autenticação da sustentabilidade de projetos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário