EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

INSTITUIÇÕES QUEREM RESGATAR PROJETO DE PRESERVAÇÃO DE QUELÔNIOS NO ARAGUAIA


Técnicos detectaram que a população de tracajás está desaparecendo na região.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará, Emater, o Pelotão de Polícia Ambiental, Peloma, e o Instituto Federal do Pará, IFPA, em Conceição do Araguaia, sul do Pará, encabeçam juntos o “Projeto Quelônios do Araguaia”. A ideia da equipe técnica é resgatar o projeto que existiu no município, destinado ao resgate e à preservação desse grupo, a fim de combater a ação predatória do homem. Entre as ações desenvolvidas pela equipe, está o mapeamento das principais praias usadas pelas matrizes para a ovopostura, identificadas por meio do Global Positioning System (GPS), com a identificação de pelo menos 18 covas, algumas já eclodidas predatoriamente, onde se contabilizou uma média de 25 ovos por ninho.

De acordo Alfredo Silva, engenheiro agrônomo da Emater, umas das constatações resultantes do mapeamento está o desaparecimento da tartaruga da Amazônia e, por isso, a necessidade ainda maior de proteger a única espécie de quelônio presente nas praias do Araguaia: o tracajá. Os técnicos detectaram, ainda, que a população de tracajás tem desaparecido. “Apesar de não termos números exatos dessa população, os relatos dos ribeirinhos demonstram que a espécie vem desaparecendo, pois a sua carne aqui é muito apreciada”, adiantou o técnico.

O próximo passo é incentivar a conscientização da população, para frear o consumo indiscriminado e ilegal desses quelônios. Outra ação prevista é a educação ambiental dos frequentadores das praias da região, algumas das quais servem como locais de desova natural das espécies. Até o final da primeira quinzena de novembro a equipe retornará às praias onde foram identificadas covas para acompanhar a eclosão dos ovos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário