EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

MARABÁ REALIZA 32º CÍRIO DE NAZARÉ

Homenagens a Dom José Foralosso, que morreu este ano, marcaram a festa religiosa.
O município de Marabá realizou ontem a 32ª Edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Como acontece tradicionalmente todos os anos, milhares de romeiros percorreram as principais ruas da cidade rendendo homenagens e louvores a virgem de Nazaré. O bispo Dom José Foralosso, que morreu este ano vitimado por um AVC, foi muito lembrado em vários pontos da procissão religiosa. O tema do Círio de Marabá este ano foi “Ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo, com Maria, Viveremos a Fé”. Patrimônio Cultural do Pará o 32º Círio de Nossa Senhora de Nazaré acontece no 3º domingo de outubro, marcado por uma grande procissão que tem aproximadamente 7 km com saída da catedral nossa senhora do Pepertuo Socorro, seguindo até o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
Depois da procissão, ocorreu a recepção da imagem, no início da noite, no palco da catedral e o show da cantora lírica Madalena Aliverti. Em seguida, foi realizada a tradicional missa do Círio na catedral de Marabá. Após a missa, aconteceu a abertura oficial da programação de aniversário da Rádio Nacional da Amazônia, com a banda de música da 23ª Brigada do Exército. Também aconteceram apresentações folclóricas com os grupos Boi Bumbá e Estrela Dalva, Pinduca, Nilson Chaves, e os grupos de dança Tradição Popular Mayrabá, Stúdio de Dança Flávio Fernandes e Companhia de Dança Yaguara. A tradicional festa do Círio de Nazaré figura no calendário de comemorações oficiais do governo do Pará.
O Círio de Marabá começou bem pequeno, sendo que no início não contava com a corda e berlinda. Ao longo dos anos foi ganhando a devoção e a admiração dos devotos, reunindo atualmente mais de 150 mil pessoas. A festa religiosa do sul e sudeste paraense surgiu em 1980, a partir da devoção particular da irmã Maria das Neves. A freira, que veio transferida de Belém, trouxe consigo a devoção já declarada durante o Círio da capital do Estado. Tudo começou com um grupo de pessoas, que promoveu uma pequena procissão, que seguia no Núcleo da Nova Marabá, partindo da Folha 15 até a Folha 16, num percurso de aproximadamente um quilômetro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário