EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

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quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PROFESSORES DE ESCOLAS INDÍGENAS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO EM PARAUAPEBAS


Cada encontro é realizado numa aldeia diferente, seguindo uma espécie de revezamento, a fim de atender a todos os professores.

Vinte e três professores da rede municipal, que atuam em escolas indígenas na zona rural de Parauapebas, participaram esta semana de uma programação de formação continuada, na Escola Bep-Karoti XiKrin, da aldeia Xikrin do Kateté. O encontro foi ministrado pelos coordenadores pedagógicos do Setor de Educação do Campo, da Secretaria Municipal de Educação, Semed, e reuniu docentes que lecionam para 464 alunos das aldeias Õ-Õ-DJÃ, Djudjeko e da própria Kateté. 

Nos dois dias de formação, os professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) atualizaram práticas docentes que já vêm contribuindo com a qualidade da rede municipal, considerada uma das melhores da Região Norte, segundo dados do Ministério da Educação refletidos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Formações continuadas para professores das aldeias indígenas de Parauapebas ocorrem bimestralmente, desde o ano passado. Cada encontro é realizado numa aldeia diferente, seguindo uma espécie de revezamento, a fim de atender a todos os professores. A próxima formação acontecerá em novembro, na Escola Moiko Xikrin. 

De acordo com a coordenadora de Geografia, do Setor de Educação do Campo, Heloísa Helena, as formações são interdisciplinares e buscam contextualizar os conteúdos, partindo da realidade das aldeias. "Com a formação, os professores passaram a conhecer e trabalhar de acordo com a proposta da rede. Além disso, atingimos 100% dos educadores do campo", explica ela. "Ao trabalharmos em conformidade com a realidade e a cultura indígena os índices de aprendizagem melhoraram significativamente", destaca a educadora.

Para o professor de Língua Portuguesa, Mauro Ribeiro dos Santos, da Escola Moiko Xikrin, localizada na Aldeia Djudjeko, a formação é muito importante porque, antes dela, o direcionamento era confuso. "Eu me sentia sem ter apoio pedagógico. Agora, desenvolvo um trabalho sistematizado, partindo da realidade dos educandos, e não apenas objetivando o repasse mecânico de conteúdo", argumenta. "Nesta última formação, cuja temática principal foi leitura, minhas expectativas foram supridas. Ela vai contribuir muito para a minha prática em sala de aula", encerra o professor.

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