EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

SEMMA DE PARAGOMINAS LAVRA MULTAS E EMBARGA PROPRIEDADES RURAIS




Paragominas é a única cidade da Amazônia a manter o monitoramento de toda sua extensão territorial, via satélite.

A Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SEMMA), multou e embargou esta semana duas propriedades rurais por desmatamentos, um para o plantio de soja e o outro, para pecuária. As informações foram repassadas à Prefeitura pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), detectado através do satélite do DETER/INPE e pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), por meio do satélite do SAD. Desde 2008, quando o prefeito Adnan Demachki firmou o Pacto Pelo Desmatamento Zero, Paragominas é a única cidade da Amazônia a manter o monitoramento de toda sua extensão territorial, via satélite – de cerca de 20 mil km². De lá pra cá, o desmatamento caiu vertiginosamente, tornando o município referência no país e para o mundo todo.

A fiscalização de domingo foi capitaneada pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Felipe Zagalo, que ressaltou a importância de manter as fiscalizações e o monitoramento por satélite. “Embora executemos muitas ações positivas por meio do Projeto Paragominas Município Verde, é indispensável mantermos as fiscalizações para punir os produtores que insistem na ilegalidade”, afirma Zagalo. Recentemente, o município conseguiu, a pedido de Demachki e de demais lideranças políticas, através da Resolução nº 4.138, de 27 de setembro de 2012, do Banco Central, que os produtores rurais de Paragominas, pudessem contrair financiamento bancário sem a obrigatoriedade da apresentação do Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR).

O documento, emitido pelo INCRA, era o grande responsável pelo entrave na hora de conseguir o financiamento rural, por ser moroso demais a ser emitido. Desde 2010, quando virou referência na área ambiental, Paragominas consegue o direito de não apresentar o documento na hora da obtenção do crédito graças aos resultados obtidos por seu projeto ambiental. “Asseguramos que as safras 2012/2013 e 2013/2014 poderão ser financiadas sem precisar apresentar o CCIR, o que confere mais facilidade aos nossos produtores na hora de obter créditos nos bancos”, finaliza Demachki. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário