EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO IRÁ DESAFOGAR ATENDIMENTO EMERGENCIAL EM MARABÁ

UPA tem orçamento estimado em R$ 2,6 milhões, vai atender o serviço de urgência e emergência, contando com 18 leitos de observação.

Iniciada com atraso, em razão da falta de repasse de verba federal, a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) de Marabá, ainda não tem data para ser inaugurada. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, depois de instalada, a UPA será determinante para desafogar o atendimento emergencial no Hospital Municipal de Marabá. A UPA em construção anexa ao DNIT tem orçamento estimado em R$ 2,6 milhões, vai atender o serviço de urgência e emergência, contando com 18 leitos de observação.

O município conta ainda com projeto para a construção de mais duas Unidades de Pronto Atendimento na área urbana, melhorando ainda mais a estrutura da rede de saúde pública de Marabá. Também há um projeto para a construção de uma UPA Rural, na região do Rio Preto, região de grande concentração de vilarejos populosos. Segundo o conceito básico das UPA’S, cada unidade destina-se a atender população entre 50 mil a 100 mil habitantes e visam os casos de saúde que exijam atenção médica intermediária como problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes e infartos, evitando que estes pacientes sejam sempre encaminhados aos hospitais.

As UPA’S 24 horas não param, trabalham de segunda-feira a domingo de forma integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ao ligar para o número 192, o cidadão tem acesso a uma central com profissionais de saúde que oferecem orientações de primeiros socorros, além de definir os cuidados adequados a cada situação. Em muitos casos, o SAMU presta o primeiro atendimento e encaminha o paciente a uma UPA. Essa integração qualifica os atendimentos já que, ao prestar o primeiro socorro, as equipes do SAMU identificam a real necessidade do paciente e o encaminham, se necessário, para o serviço de saúde mais adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário