EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

VATICANO NOMEIA NOVO BISPO DE MARABÁ

Dom Vital Corbellini , que irá assumir a diocese de Marabá era sacerdote missionário da diocese de Caxias do Sul.
O Vaticano anunciou esta semana a nomeação feita pelo Papa Bento XVI de bispos que irão assumir duas dioceses no Brasil. Marabá, no sudeste do Pará, que será dirigida pelo futuro bispo Dom Vital Corbellini, sacerdote missionário da diocese de Caxias do Sul (RS) e Petrópolis, no Rio de Janeiro, para a qual foi nomeado o bispo auxiliar de Salvador (BA), Dom Gregório Paixão. Padre Vital Corbellini nasceu na localidade de Boa Vista do Sul, no município de Garibaldi (RS) em 1959. Cursou a faculdade de Filosofia na Universidade de Caxias do Sul, e de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Dom Vital Corbellini recebeu a ordenação sacerdotal em dezembro de 1986 e possui Mestrado e doutorado em Roma pelo Institutum Patristicum Augustinianum, pela Pontifícia Universidade Lateranense e pós-doutorado em História da Igreja Antiga na Pontifícia Universidade Gregoriana. Foi professor de Patrística e de História da Igreja Antiga na PUC do Rio Grande do Sul e ensinou também no Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel. O bispo eleito de Marabá atuou em algumas paróquias da Diocese de Caxias do Sul, Cuiabá e foi Vigário Geral da Diocese de Caxias do Sul, de 2007 a 2010. Participou no projeto Igrejas-Irmãs da CNBB e desde 2011 vinha atuando na Diocese de Ji-Paraná (RO), como pároco da Igreja de São João Batista em Jaru, na Rondônia.
A Diocese de Marabá cobre uma área de 81,832Km2, abrigando 450,000 fiéis católicos. Para o governo da diocese, Dom Corbenili contará com 35 padres e 51 religiosos. A posse do novo bispo está marcada para o dia 21 de dezembro, às 19 horas, na catedral diocesana de Marabá. Dom Corbenili assume o posto antes ocupado pelo bispo Dom José Foralosso,  que morreu em agosto deste ano em Marabá, depois de sofrer um AVC quando celebrava culto religioso numa igreja da Folha 13, Núcleo Nova Marabá.  O religioso cumpria tarefa de evangelização na noite do dia 05 de agosto, quando sofreu AVC, caindo no entorno do altar da igreja, batendo a cabeça fortemente. Levado às pressas para o HRGV, o bispo foi submetido à cirurgia de emergência, sendo que o mesmo não resistiu e faleceu dias depois.
Em abril deste ano, o Papa aceitou formalmente o pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de Marabá, apresentada pelo Bispo José Foralosso, em conformidade com o Código de Direito Canônico. Dom José Foralosso nasceu em Cervarese Santa Croce, na Itália, em 15 de março de 1938, e era bispo de Marabá desde janeiro de 2000. Foi nomeado bispo em 1991, deixando a Itália para ser titular da Diocese Guiratinga, no Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário