EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 27 de novembro de 2012

DEPUTADO PEDE APOIO PARA PERMANÊNCIA DO CAMPI DA UNIFESSPA EM PARAUAPEBAS


Universidade terá núcleos nas cidades de Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara.

Preocupado com a retirada da indicação do campi da Universidade Federal do Sul e Sudeste (Unifesspa) em Parauapebas do projeto final em tramitação na Câmara Federal que trata sobre o assunto, o deputado estadual Milton Zimmer  (PT) apresentou requerimento nesta quarta-feira (21), onde solicitou apoio da bancada paraense para reforçar junto aos deputados federais e à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania a permanência do campi no município de acordo com a aprovação do projeto em 2011. O requerimento foi apresentado em regime de urgência e obteve votos favoráveis pela maioria dos parlamentares presentes à sessão.

Para Zimmer, a substituição feita pela relatoria do projeto propondo a construção de apenas um núcleo na cidade não se justifica. “O Campi atenderá os estudantes do ensino médio de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Curionópolis que pretendem ingressar em cursos superiores, além de atender toda a classe estudantil da região de Carajás”, explica. Ele informou ainda, que a proposta visa formar profissionais qualificados para atender a demanda do mercado local e dar condições aos alunos menos favorecidos de continuarem os estudos.

Com esse requerimento o parlamentar busca atender uma reivindicação antiga dos alunos e reparar um déficit educacional de ensino superior na região. “Não podemos ignorar a vontade e o clamor dos estudantes que se mobilizaram com caravanas até Brasília, realizaram protestos e provocaram audiência pública na cidade contando com a participação de parlamentares estaduais e federais que apoiaram a ideia”, disse explicando que, acredita no bom senso do relator para reparar o erro e reconsiderar a implantação do campi no município, conforme o projeto original.

De acordo com o deputado, a prefeitura já fez a doação do espaço do Centro Universitário de Parauapebas à Ufpa, visando dar condições ao funcionamento da Unifesspa, garantindo uma certa estrutura mínima para as atividades iniciais. A Unifesspa faz parte do projeto de expansão do ensino superior do Governo Federal e terá em média mais de 50 cursos. Também serão criados núcleos nas cidades de Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário