EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

EMATER E EMBRAPA REALIZAM PALESTRAS DE QUALIFICAÇÃO DA PECUÁRIA LEITEIRA

Objetivo da atividade foi apresentar aos produtores rurais informações sobre os processos de produção integrada em sistemas sustentáveis em exploração de leite. 

Encerrou esta semana, no município de Rondon do Pará, sudeste do estado, o ciclo de palestra de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (Projeto Pisa), com foco na pecuária leiteira. O evento foi realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que contou com o apoio de técnicos do município e de Abel Figueiredo, responsáveis em mobilizar produtores e demais profissionais para participarem dos dois dias do evento.


O objetivo da atividade foi de apresentar aos produtores rurais e técnicos da região sudeste do estado, informações sobre os processos de produção integrada em sistemas sustentáveis em exploração de leite. Para o técnico em agropecuária da Emater, Lupércio Marques de Rondon do Pará, que coordenou a organização técnica do ciclo de palestras, o que mais chamou a atenção dos participantes foi a conversa sobre a formação e manejo de pastagens, além do bem estar animal.

Temáticas como a evolução e desenvolvimento de sistemas integrados na região Amazônica; o desenvolvimento de arranjos produtivos de culturas temporárias, com foco na produção de alimentos para os animais e a recuperação de pastagem; a inserção do componente arbóreo no processo de desenvolvimento de sistemas integrados de produção; a importância e métodos de recuperação de áreas de proteção permanente; e sobre a implantação e manejo de pastagem compuseram o conteúdo programático. “O que estava previsto no cronograma foi comprido a contento. Ficamos muito satisfeitos com a participação do público, principalmente, pelos produtores rurais, tanto de Rondon do Pará, quanto de Abel Figueiredo. Oportunizamos as palestras para os representantes de associações de classe e aos atendidos pela Emater, que terão agora a função de multiplicadores”, destacou Lupércio Marques.

O Projeto Pisa (Produção Integrada de Sistemas Agropecuários- pecuária leiteira) tem por objetivo geral promover o desenvolvimento agropecuário sustentável, por meio da transferência de tecnologias, para transformação do processo produtivo, buscando alimentos seguros, agregação de valor, competitividade e geração de emprego e renda. Oferece alternativa à produção convencional de leite bovino com tecnologia sustentável, e envolvimento de instituições oficiais e sociedade civil organizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário