EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 27 de novembro de 2012

IBAMA RECOLHE PESCADO IRREGULAR EM CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA



Bagageiro de veículo transportava 60 kg de peixes das espécies pirarucu, surubim e tucunaré.


Uma operação conjunta do Ibama, Pelotão de Meio Ambiente da Polícia Militar e Ministério Público, deflagrada esta semana em Conceição do Araguaia, resultou na primeira ação efetiva de combate à pesca predatória após o início da Piracema, que vigora entre 1º de novembro e 28 de fevereiro, visando inibir delitos contra a legislação ambiental e proteger as espécies durante o período de reprodução, quando os peixes estão mais vulneráveis a captura.

A operação foi realizada na PA 287, que liga Conceição do Araguaia a Redenção, após denuncia anônima, informando a ocorrência do transporte de pescado irregular. No km 20, próximo à entrada a Conceição do Araguaia, na região da Batente, os fiscais abordaram um ônibus e verificaram o bagageiro do veículo, encontrando uma caixa de 120 litros com 60 kg de peixes das espécies pirarucu, surubim e tucunaré.

Os fiscais constataram que os peixes ainda estavam frescos, concluindo que haviam sido capturados recentemente. Não foi apresentada declaração de estoque do pescado, documentação exigida para transporte e comercialização de peixes durante a Piracema. Como o responsável pela mercadoria não foi identificado, a transportadora será incumbida legalmente de identificar o infrator e repassar a informação aos órgãos competentes.

Segundo informações da SEMMA, a mercadoria seria procedente de Santa Maria das Barreiras e seria comercializada na Feira Municipal de Conceição do Araguaia. Todo o material interceptado pelos fiscais foi doado a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Conceição do Araguaia.  Ainda durante a operação foram recolhidos 400m de rede de pesca no rio Araguaia em frente à orla da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário