EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

RAPEL AJUDA A RECUPERAR ÁREAS DEGRADADAS




Mineradora já recuperou em pouco mais de um ano, aproximadamente 240 mil m², o equivalente a 26 campos de futebol.

Profissionais da área de meio ambiente da mineradora Vale, que atuam no Projeto Carajás Adicional 40, que aumentará a capacidade de produção do Complexo Minerador de Carajás em 40 milhões de toneladas de minério de ferro por ano (Mtpa), usam técnicas de rapel no processo de recuperação de áreas. Por meio desta atividade, a empresa já revegetou em pouco mais de um ano, aproximadamente 240 mil m², o equivalente a 26 campos de futebol. Suspensos em taludes, áreas inclinadas que dão ideia de degraus e que chegam a ter 12 metros, os técnicos preparam o solo e plantam sementes. Os trabalhos estão sendo intensificados agora que o inverno amazônico chegou.

Equipes do Projeto Adicional 40 já estão em ação para aproveitar o momento propício para semeio. O grupo é formado por cerca de 30 homens, devidamente treinados para a prática do rapel. Para garantir que a tarefa seja executada com segurança, diariamente é feita uma avaliação médica da equipe e também checagem dos equipamentos e dos locais que serão acessados. Por se tratar de terrenos inclinados, o plantio das sementes é feito com uso de hidrosemeadura, um composto que impermeabiliza o terreno e aperfeiçoa o processo de semeio. Telas vegetais feitas a partir de fibras de coco são aplicadas no local com sementes de aveia, feijão guandu, crotalária, calopogônio e nabo forrageiro para dar inicio ao processo de revegetação. Esta técnica minimiza o processo erosivo e arraste das sementes devido a intensidade de chuvas e ventos nesta época do ano.

Implantadas desde o topo das áreas, as telas otimizam o processo de desenvolvimento das sementes fortalecendo o solo e o deixando preparado para semear espécies nativas de grande porte. Até final de 2013, a expectativa é de que sejam revegetados mais 300 mil m² para atingir aproximadamente 540 mil m² de área revegetada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário