EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

AGRICULTORES DO SUDESTE PARAENSE RECEBEM INSTRUÇÕES SOBRE GESTÃO DE PROPRIEDADE RURAL



Produtores terão a oportunidade de aprender noções básicas de levantamento do patrimônio e o cálculo de depreciação das suas propriedades.
 
Cerca de 150 agricultores rurais do sudeste do estado, nos municípios de Marabá, Nova Ipixuna, São João do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e Brejo Grande do Araguaia, recebem até sexta-feira, 07, instruções sobre Gestão da Propriedade Rural. A capacitação, de 40 horas, está sendo executada, desde a última segunda-feira (3), pela Empresa da Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). A ação faz parte das metas a serem cumpridas de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Com o foco no diálogo, os técnicos da Emater estão emprenhados em esclarecer aos produtores rurais sobre o projeto familiar, que é a organização das decisões da família, identificação dos problemas e estratégias escolhidas para superar os problemas e alcançar os objetivos estabelecidos pela família. Na gestão do trabalho, familiar e contratados, é preciso consultar e anotar dados sobre a mão de obra familiar.
Segundo a socióloga da Emater, Franceli Silva, que coordena o evento, no conteúdo programático os produtores terão a oportunidade de aprender a calcular o valor do trabalho, a sazonalidade, o levantamento do patrimônio e o cálculo de depreciação. “Vamos focar também nas questões voltadas para a gestão financeira, como as entradas, as saídas e a renda liquida. Mas para adequar a carga horária do curso à solicitação dos agricultores, inserimos na programação atividades para casa", destacou. Na comunidade da Vila Seca, em Marabá, segundo Franceli Silva, por exemplo, a Emater já desenvolvia um trabalho similar na localidade durante a Chamada Pública Operação Arco Verde, também do MDA, finalizada em julho passado. “Essa foi uma oportunidade de potencializar um trabalho bem sucedido, como nas demandas de crédito rural. Já estamos finalizando a internalização de 30 projetos, de R$ 40 mil cada, junto ao Banco da Amazônia, um total de um milhão e duzentos mil reais que os próprios agricultores familiares terão que administrar”, afirmou a técnica da Emater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário