EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

MINERADORA VAI INAUGURAR CENTRO DE VISITANTES DE PARQUE ZOOBOTÂNICO




Parque mantém atualmente um plantel de mais de 270 animais nativos da região amazônica.

A mineradora Vale inaugura neste domingo, 09, em Parauapebas, no sudeste do Pará, o Centro de Visitantes do Parque Zoobotânico Vale. Na programação, estão incluídos jogos e gincanas educativas, apresentações teatrais, área de brincadeiras, capoeira, atrações circenses e oficinas de reciclagem e pintura. O evento será realizado em parceria com o Museu Emílio Goeldi e o Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (CEAP), de 9h30 às 13h. 

O Centro será um espaço onde a comunidade da região terá acesso a diversas atividades educativas e recreativas, sempre com uma programação cultural diferenciada. O prédio contará com uma ampla área de exposições, salas de reunião, espaço para educação ambiental, biblioteca, herbário e auditório, além de abrigar a nova Sala de Coleções do Parque. "A construção de uma estrutura deste porte nos dá a certeza de que a comunidade é realmente o nosso foco. As melhorias vendo sendo feitas a cada ano de modo que o Parque possa funcionar como uma ferramenta efetiva de educação ambiental", explica o supervisor do Parque Zoobotânico Vale, André Mourão.

Com o objetivo de proporcionar a integração do homem ao meio ambiente, o Centro tem a missão de aliar educação, lazer, pesquisa e conservação biológica. "Pelo fato de estarmos inseridos na Floresta Amazônica, isto nos permite um papel especial na formação de educação ambiental da comunidade do entorno", completa Mourão. A Sala de Coleções Cientificas da Amazônia abrigará amostras de espécimes de insetos (Entomológica), frutos (Carpoteca), sementes (Sementeca) e madeira (Xiloteca).

O acervo preserva a história natural da região e serve como referência para do setor. Inaugurado em março de 1985, o Parque ocupa uma área na Floresta Amazônica de 30 hectares, localizada no coração da Floresta Nacional de Carajás, Unidade de Conservação Federal preservada e fiscalizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Vale. O Parque é mantido e administrado pela Vale e conta com 24 profissionais, entre equipe administrativa, veterinário, biólogo, identificador botânico, técnicos em meio ambiente, técnico em enfermagem e tratadores. 

Dos 30 hectares que ocupa apenas 30% foram utilizados para a construção de recintos e área de apoio. O restante é floresta nativa. O Parque mantém atualmente um plantel de mais de 270 animais nativos da região amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário