EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

MUNICÍPIOS DO XINGU APRESENTARAM REDUÇÃO DE CASOS DE MALÁRIA

No período de seis anos serão investidos em torno de R$ 36 milhões no combate à malária e outras doenças transmissíveis na região.

Anapú, Senador José Porfírio, Porto de Moz, Pacajá e a comunidade Belo Monte, na área rural de Vitória do Xingu, apresentaram redução total de 35% nos casos de malária, entre janeiro e outubro de 2012. Os números foram apresentados durante reunião de novembro do Plano de Ação para o Controle da Malária (PACM), em Altamira. O Plano de Ação é financiado pela Norte Energia S/A, empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte. No período de seis anos – iniciado em 2011 – serão investidos em torno de R$ 36 milhões no combate à malária e outras doenças transmissíveis na região.

Entre os municípios que integram o Plano, Anapú foi o que apresentou resultados mais expressivos. A redução nos casos de malária foi de 50% em um ano. Nesse período, a Norte Energia entregou na cidade seis unidades básicas de saúde. Até meados do ano que vem um hospital com 45 leitos também será construído em Anapú. “Nós recebemos em um ano os investimentos de uma vida toda. É um sonho poder atender ao morador mais distante, uma vila que antes jamais alcançávamos”, declarou o coordenador do PACM no município, enfermeiro Rosberg Sabóia.

As ações práticas para controle e redução da doença são realizadas em conjunto pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) e os 5 municípios da área direta de influência da UHE Belo Monte, além de Pacajá. O Plano de Ação para Controle da Malária está previsto no Projeto Básico Ambiental (PBA), documento que mesmo integrado às condicionantes para construção da usina, remete, por ações como esta, ao caráter estruturante de Belo Monte para a região. “Os investimentos (em saúde) reforçam a administração dos municípios para que acompanhem o desenvolvimento trazido pelas obras de Belo Monte”, explicou o médico José Lázaro Ladislau, gerente de saúde da Norte Energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário