EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

SETE MUNICÍPIOS FIZERAM ANIVERSÁRIO NO DIA 13 DE DEZEMBRO

Cidades do sul e sudeste paraense comemoram data de criação com extensa programação

O dia hoje é de muita festa para 6 municípios do sul e sudeste paraense. São eles Água Azul do Norte, Breu Branco, Eldorado do Carajás, Ulianópolis, Ipixuna do Pará, Pau D'Arco e Palestina do Pará. Todas as cidades foram criadas por Lei Estadual no dia 13 de dezembro de 1992 e estão completando hoje 20 anos de emancipação política. 

A história de Agua Azul do Norte está diretamente ligada aos momentos iniciais de vida do povoado que leva o mesmo nome, que começou a adquirir forma a partir da década de 70/1977, com a exploração de ouro e madeira. A origem do nome Água Azul do Norte deve-se à existência de um rio, que limita o perímetro urbano do distrito sede, chamado Água Azul.  

Em Breu Branco, o nome da cidade é referente as árvores que cortadas eliminavam um líquido viscoso e branco endurecido, que formava uma resina chamado de breu. A história da cidade começou a partir da construção da hidrelétrica de Tucuruí. Com o represamento das águas do Rio Tocantins, formou-se a vila do Novo Breu Branco, à direita da margem da Hidrelétrica de Tucuruí. 

Já a cidade de Eldorado do Carajás tem a sua origem ligada à tentativa de implantação de um loteamento particular por Geraldo Mendonça, proprietário da fazenda Abaeté. A partir de então várias famílias vieram para a região atraídas pela implantação do projeto Ferro Carajás e posteriormente, pelo advento do garimpo de Serra Pelada. Ipixuna do Pará, situada às margens da BR 010, teve sua área desmembrada do município de São Domingos do Capim. Sua história tem origem a partir de meados de 1958, quando chegou à região o pioneiro Manoel do Carmo. Na esteira do pioneirismo surgiu a primeira casa de comércio, em 1960, de Vicente Fortunato. A localidade era conhecida por KM 108. Mais tarde, em função do rio, passou a denominar-se de Ipixuna. 

O município de Pau D'Arco, no sul do Pará, tem origem histórica a partir de uma vila de garimpeiros denominada Gameleira, no começo do século XX. No início, os que não optavam para a extração de ouro, lidavam com a extração de madeira, agricultura ou pecuária. Em 1972, com a abertura da PA-150, tiveram início os núcleos populacionais de Marajoara e Pau D'arco. O município de Pau D'arco foi criado pela Lei Estadual nº 5.696, sendo desmembrado do município de Redenção. Já o município de Palestina do Pará, situado às margens do rio Araguaia e criado pela Lei nº 5.689, de 13 de dezembro de 1991, foi desmembrado do Município de Brejo Grande do Araguaia. 

Por outro lado, a cidade de Ulianópolis, que também aniversaria hoje, sobrevive da agricultura e extração de madeira e ganhou este nome por conta dos seus pioneiros, a grande maioria membros da família Uliana, que participaram ativamente do processo de emancipação do município. Em Ulianópolis está localizada a única usina de álcool do Pará, a Pagrisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário