EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INVESTIGA SUBNOTIFICAÇÕES DE LEPTOSPIROSE NA REGIÃO




Na fase inicial, a leptospirose pode ser confundida com outras doenças porque os sintomas são parecidos.

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Marabá está investigando possíveis subnotificações de leptospirose no município, em razão de uma situação favorável à doença e poucos registros anuais. Por isso, a partir de agora, nos casos suspeitos de Dengue também será analisada em laboratório a possibilidade de leptospirose. A leptospirose pode ser assintomática. Quando se instalam, os sintomas são febre alta que começa de repente, mal-estar, dor muscular (mialgias) especialmente na panturrilha, dor na cabeça e no tórax, olhos vermelhos (hiperemia conjuntival), tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação, exantemas (manchas vermelhas no corpo), meningite.

Em geral, a leptospirose é autolimitada, costuma evoluir bem e os sintomas regridem depois de três ou quatro dias. Entretanto, essa melhora pode ser transitória. Icterícia, hemorragias, complicações renais, torpor e coma são sinais da forma grave da doença, também conhecida nesta fase como Síndrome de Weil. Na fase inicial, a leptospirose pode ser confundida com outras doenças (dengue, gripe, malária, hepatite), porque os sintomas são parecidos. Por isso, é muito importante estabelecer o diagnóstico diferencial por meio de exames sorológicos ou pelo isolamento da bactéria em cultura.

Como existem muitas semelhanças entre as doenças, a coordenadora da Vigilância em Saúde, enfermeira Maurícia Macedo Ramalho, está solicitando às unidades básicas de saúde que ao investigar a dengue, também possam analisar outras situações, especialmente a leptospirose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário