EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

BLOCO MINHOCÃO FEZ A ALEGRIA DOS BRINCANTES NO CARNAVAL DE TUCURUÍ



Grupo de Feirantes criou o bloco que anima o carnaval a partir do primeiro domingo de janeiro.

O bloco “Minhocão”, o mais famoso de Tucuruí, fez a alegria dos foliões no Carnaval 2013. A festa momesca no município acontece há 20 anos e começa cedo, ainda em janeiro. O bloco “Minhocão”, que tem 16 anos, atrai de 20 a 30 mil pessoas para as ruas, segundo estimativas da polícia. Em um trio elétrico bandas locais agitam os brincantes nos domingos que antecedem o carnaval, uma opção para quem quer pular o carnaval sem gastar dinheiro com abadas, já que a participação é gratuita.
Em 2013, o Minhocão começou a sair no primeiro domingo de janeiro. Desde então, todos os domingos são marcados pela folia. A presidente do bloco, Astrogilda Carvalho, de 60 anos, conta que o Minhocão surgiu na feira municipal, e um grupo de feirantes escolheu o nome do bloco. “Todo mundo lá [na feira] saia no bloco, brincava, mas no início era pouca gente, hoje é o maior bloco do estado do Pará!”, se orgulha Astrogilda.
Ela explica ainda que no bloco cada um vai do seu jeito e que este ano a prefeitura custeou toda a estrutura do bloco. “É animado! Tucuruí não tem outra diversão, o povo se diverte, é muita gente. Muita gente vindo de Belém, de Goiânia, do Maranhão, a minha casa fica cheia”, conta a presidente do bloco, que também aproveita a folia. “Os fundadores do bloco queriam parar, não podiam mais, aí me chamaram e fizeram uma reunião. Estou há 4 anos fazendo esse ‘balacuteco’!”, afirma Astrogilda, que não perde uma festa do Minhocão. “Você precisa me ver em cima do trio elétrico!”, diz ainda a presidente, com relação a sua animação.
Ainda nos finais de semana antes do carnaval acontecem as “Domingueiras”, que reúnem até 10 mil pessoas no cais da cidade. Na festa, que acontece sempre a noite, sobem no palco bandas locais e até grupos de outros estados. Na semana do carnaval, o Minhocão é atração no domingo e no dia do carnaval (terça-feira). Mas a festa conta com outros dois blocos, o “Tribal” e o “Xambira”, blocos no estilo micareta que saem na sexta, sábado, domingo e na terça. No dia de carnaval a festa ganha proporções grandiosas, com atrações nacionais e trios elétricos de grande porte vindos da Bahia e de outros estados do nordeste. “O carnaval em Tucuruí é um sucesso porque além da grandeza das atrações, tem o suporte com relação a estrutura que a cidade oferece, como restaurantes, redes hoteleiras e voos regulares”, afirma o coordenador do carnaval em Tucuruí, Jean Ribeiro.
O fisioterapeuta Mario Carvalho, 24 anos, nasceu em Tucuruí e morou na cidade até os 8 anos, mas sempre volta para rever a família e aproveitar a festa. “Sempre levo amigos de Belém, agora levo minha namorada. É um carnaval seguro, muitos blocos, trio elétrico”, conta. Para ele o carnaval tem um gostinho especial de reencontro. “Alguns amigos foram embora com 18 anos para fazer faculdade, mas no carnaval a gente sempre se reúne. Alguns levam outros amigos para conhecer”, diz o fisioterapeuta. “A gente faz churrasco em casa, na casa dos amigos, a noite reúne todo mundo e vai pro carnaval. Todo mundo de fora que a gente leva, no outro ano querem voltar! As pessoas em Tucuruí são muito receptivas, acolhedoras, todo mundo se sente bem na cidade”, explica Mário, que recomenda o carnaval em Tucuruí. Na cidade há também desfile das escolas de samba, nas escadarias da rua Santo Antônio. Desfilam de mil a 1.500 pessoas por escola.
Em Tucuruí o carnaval começa com pelo menos 30 dias de antecedência. Muita alegria e descontração invadem as ruas da cidade, que recebe milhares de visitantes em busca de uma das maiores festas de carnaval do Pará. A folia em Tucuruí tem tradicionalmente desfile das escolas de samba, blocos de rua e trios elétricos. E a cidade, polo de uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, tem infraestrutura para receber os visitantes, garantindo diversão sem muita preocupação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário