EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

EMPRESÁRIOS QUEREM INVESTIR EM MARABÁ


Governo Federal deverá injetar mais de 30 bilhões de reais em projetos na região sudeste do Pará.

Empresários paraenses e também de várias regiões do Brasil, especialmente de São Paulo, participaram ontem de um encontro de negócios que visa captar interessados em investir capital no município. O encontro, realizado no saguão do Hotel Itacaiúnas, foi promovido pela secretaria de Indústria, Comércio, Mineração, Ciência e Tecnologia de Marabá, Sicom.   Segundo o titular da Sicom, Ítalo Ipojucan, um grupo de empresários está em Marabá há quatro dias conhecendo as potencialidades, especialmente os setores mineral e do agronegócio da região, sua logística e capacidade de investimentos. “É um momento de interação e de informação, para atrair interessados em investir na região”.

Ainda de acordo com o secretário, Marabá carece de alternativas de desenvolvimento sustentável além da atividade mineral, não devendo o município ficar refém de projetos como a Aços Laminados do Pará (Alpa), quase paralisado, embora continue na esperança de sua conclusão e funcionamento nos próximos anos. Para Ipojucan, é um grande desafio falar em desenvolvimento na Amazônia, diante dos problemas enfrentados em relação ao centro-sul do País. Mesmo assim, do total de recursos do Governo Federal previstos para o Pará, mais de R$ 50 bilhões, uma parte significativa passará pelo sudeste do Estado, o equivalente a R$ 31 bilhões.

Roberto Paranhos, diretor da Câmara de Comércio Brasil/Índia, foi um dos participantes do encontro. Ele afirmou que Marabá tem que cobrar mais Governo Federal, citando como exemplo a Hidrovia Araguaia/Tocantins, que servirá não só a Alpa, mas a todo um complexo de desenvolvimento que vai muito além daquele projeto. “Temos de entender que não se pode falar de desenvolvimento sem falar em emprego, especialmente emprego sustentável”, afirmou o prefeito João Salame, justificando a necessidade não só de pessoas inteligentes, mas também de novas tecnologias, porque a região tem um potencial de crescimento em atividade mineral fortíssimo, com muita coisa ainda por descobrir.

Também prestigiaram o encontro os prefeitos de São Domingos do Araguaia, Pedro Paraná; e de Tucumã, Adelar Pelegrini; os vereadores Júlia Rosa, presidente da Câmara Municipal de Marabá, e Gilsim Silva.

Um comentário:

  1. interessante "ENTENDER QUE NÃO SE PODE FALAR EM DESENVOLVIMENTO SEM FALA EM EMPREGO"

    ULIANÓPOLIS PRECISA OUVIR ISSO E LER ESSA REPORTAGEM

    ResponderExcluir