EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ESTUDANTES DE TAILÂNDIA VISITAM DEPENDÊNCIAS DA PRODEPA EM BELÉM


Iniciativa visa preparar jovens para o próximo Concurso Público a ser realizado ainda este ano.
Alunos do curso Técnico em Informática da Escola de Educação Tecnológica do Pará (EETEPA), Campus Tailândia, localizado no sudeste paraense, participaram nesta sexta-feira (15) de uma visita à Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), para conhecer, na prática, a teoria que aprenderam em sala de aula.
Os alunos foram recebidos por Ruy Carvalho, da Gerência de Comunicação, e pela gerente de Pessoas, Solange Costa, no Centro de Treinamento e Capacitação da empresa. Após uma breve exposição sobre o funcionamento da Prodepa, foram abordados temas como mercado de trabalho e meios de ingressar na empresa, pois há previsão de concurso público para 2013.
Os alunos conheceram o funcionamento do programa Navegapará, exposto pelo gerente de Cidadania, Tiago Cardoso, da Diretoria de Projetos Especiais. Ele detalhou os quatro projetos estruturantes do programa de inclusão digital do governo do Estado - a Rede Metropolitana, as Infovias, as Cidades Digitais e os Infocentros.
Em seguida, Adriana Teles, representante da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas, falou sobre a demanda dos órgãos estaduais, as linguagens utilizadas pela empresa na construção de sistemas e "framework", estrutura de suporte definida, na qual outro projeto de software pode ser organizado e desenvolvido.
Paulo Lourinho, gerente de Suporte Técnico da Diretoria de Tecnologia e Comunicação, explicou que a função da área de suporte é configurar e manter os softwares em perfeito funcionamento. Ele citou como exemplos de softwares mantidos pela área a folha de pagamento do Governo do Estado e o Sisp (Sistema Integrado de Informações de Segurança Pública), que inclui a Delegacia Virtual. “São serviços fundamentais à sociedade e, para isso, oferecemos suporte 24x7, 24 horas por dia, sete dias por semana”, informou Lourinho.
Depois das apresentações, os estudantes foram divididos em dois grupos, e visitaram as instalações nas áreas de Desenvolvimento e Suporte, com orientação dos representantes de cada área.Segundo o coordenador do curso Técnico em Informática, Denys Alves Brito, a visita deixou os estudantes entusiasmados. “Eles gostaram tanto da recepção e de ver de perto o trabalho desenvolvido, que a maioria já planeja fazer estágio e trabalhar na Prodepa”, ressaltou.Para o aluno Wagner Santos da Silva, a visita foi proveitosa. “Fomos muito bem recebidos e as apresentações foram bem esclarecedoras. Tenho muita vontade de um dia trabalhar aqui”, declarou. Encerrando a programação, o presidente da Prodepa, Theo Pires, frisou a satisfação em receber futuros profissionais de tecnologia. “É essencial essa troca de informações com a nova geração. A nossa responsabilidade é mostrar que a Prodepa é a casa da tecnologia no Pará. Estejam preparados para os desafios, que o futuro profissional de vocês estará garantido. Esperamos no futuro encontrar um de vocês trabalhando aqui", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário