EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

NIVEL DO RIO TOCANTINS COMEÇA A SUBIR


Águas subiram 8 metros e obrigaram poder público a iniciar construção de abrigos.

A Prefeitura de Marabá começou ontem, a construção de abrigos para acomodar os desabrigados da enchente. O nível do Rio Tocantins amanheceu em 8,12 metros acima do normal, aproximando-se do nível de alerta que é de 10 metros, quando já começa a desabrigar moradores das áreas mais baixas de bairros, como o Santa Rosa, na Velha Marabá. Os primeiros abrigos estão sendo construídos na Folha 16, Nova Marabá, em terreno atrás do Ginásio Renato Veloso. A área tem capacidade para 250 abrigos.

Na Marabá Pioneira, a construção dos abrigos começa nesta quinta-feira, 31, na antiga feirinha.Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Márcio Costa, o prédio da feirinha já foi lavado e agora vai passar por reforma do telhado e colocação de divisórias para poder ter condições de receber os desabrigados. Ele ressalta que está sendo feito tudo com antecedência para evitar o que vinha acontecendo no passado, quando as pessoas atingidas pela enchente se mudavam para o local por conta própria, sem que houvesse qualquer estrutura.

Ainda de acordo com Marcio Costa, a Defesa Civil, Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) e Secretaria de Obras (Sevop) vão estar de prontidão para dar todo suporte necessário a quem precisar. “Nossa equipe já está em estado de alerta”, garante. O problema das enchentes em Marabá já se arrasta por várias décadas no município, sendo que para muitos já se tornou uma verdadeira indústria, uma vez que muitos moradores das áreas de risco, que ganharam casas novas em locais seguros, venderam os imóveis e voltaram para suas moradas anteriores. Há cerca de dois anos, a prefeitura da cidade vem estudando uma forma de resolver o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário