EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 29 de março de 2013

AGRICULTOR É EXECUTADO NO ASSENTAMENTO ONDE ATUAVA A MISSIONÁRIA DOROTY STANG


A Polícia Civil do Pará ainda não tem pistas que possam levar a identificação dos pistoleiros que executaram a queima-roupa, na tarde de quarta-feira, 27, o lavrador Enival Soares Matias. O crime ocorreu em uma estrada vicinal que dá acesso ao assentamento PDS Esperança, localizado a 60km do município de Anapú, no sudoeste do estado, área de atuação da missionária norte-americana Doroty Stang, assassinada em fevereiro de 2005. Enival trafegava em uma motocicleta, quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta, sendo que o carona sacou uma arma e efetuou quatro disparos contra a cabeça de Enival Soares, que teve morte instantânea.

Uma garota que viajava na garupa da motocicleta da vítima, fingiu um desmaio na hora do crime, sendo que os pistoleiros foram embora logo após cometer o homicídio. A testemunha, que tem apenas 12 anos, está sob custódia do Conselho Tutelar de Anapú e será ouvida pela polícia na manhã deste sábado, 30.  A Polícia Civil diz não acreditar que o crime tem ligações com questões agrárias. No entanto, Enival Soares já havia recebido ameaças de morte e era ligado a Comissão Pastoral da Terra, sendo autor de várias denúncias de grilagens de terra no PDS Esperança, onde estava assentado há mais de seis anos.  

Segundo o delegado Melquiesedeque Ribeiro, a vítima já havia sido alvo de violência na região. "A casa dele foi queimada aproximadamente um ano atrás, e ele também foi vítima de uma tentativa de assalto", disse o delegado. Em nota divulgada ontem, a Comissão Pastoral da Terra em Anapu divulgou uma nota confirmando que a casa do agricultor foi incendiada no dia 01 de abril de 2011. Segundo a CPT, a casa da vítima foi incendiada porque a mesma, a época, participou de um manifesto contra a exploração ilegal de madeira no PDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário