EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 27 de março de 2013

GRÁVIDA MORRE EM HOSPITAL DE MARABÁ



Paciente deu entrada no HMI com quadro de pressão alta, infecção urinária e anemia.

A paciente Maria Jassiara Lopes dos Santos, 40 anos, morreu na tarde de domingo, 24, no Hospital Materno Infantil (HMI) de Marabá. Em contato com a imprensa na tarde de ontem, o diretor clínico da casa de Saúde, Charles Alves dos Santos, disse que a paciente recebeu toda assistência necessária, sendo inclusive internada de forma preventiva, para que recebesse o atendimento adequado até a hora do parto. Segundo o médico, a paciente, grávida do terceiro filho, deu entrada na casa de saúde no último dia 19, apresentando dor no baixo ventre e diagnóstico ultrassográfico de placenta prévia seguimentar, com possibilidade de infiltração no corpo uterino (acretismo). Além disso, também apresentava pressão alta, infecção urinária e anemia.

Diante do quadro, ela foi internada e solicitada, para diagnóstico mais preciso do seu quadro, como localização exata da placenta, uma ressonância magnética. Esta foi realizada no Hospital Regional de Marabá, porém o laudo só tem entrega prevista para o dia 4 de abril. Ainda segundo a direção do HMI, no domingo, 24, durante um exame de rotina, foi solicitada uma cardiotocografia fetal para avaliar o bem estar do feto. O exame detectou taquicardia fetal e padrão comprimido, ou seja, sofrimento fetal agudo. Com base no diagnóstico, com risco de morte para o bebê, foi providenciado o imediato parto cesáreo da paciente.

Segundo Charles, a família estava ciente do quadro clínico de Jassiara e foi informada do alto risco do parto. “Ela recebeu toda a atenção e o tratamento necessário. Fizemos tudo o que estava dento das nossas possibilidades. Inclusive, o quadro clínico dela exigia que o parto fosse feito em um centro especializado, mas no Hospital Regional não tem obstetra e, diante do quadro de sofrimento do bebê, era preciso fazer o parto, para tentar salvá-lo”, explica Charles, lembrando que a remoção da paciente até outro centro médico fora de Marabá, nas condições em que o bebê se encontrava, não era recomendável.

Segundo o médico, durante a cirurgia, Maria Lopes teve parada cardiorespiratória por duas vezes. Foi feito todos os procedimentos para reanimá-la, mas na segunda parada ela não reagiu e veio a óbito. O bebê, do sexo masculino, está internado na UCI Neonatal do HMI aguardando vaga na UTI do Hospital Regional, porque nasceu prematuramente, de oito meses, e seu quadro requer cuidados especiais.
O município de Marabá distribuiu nota ontem afirmando que está tentando buscar vaga em UTI de outros centros médicos fora do município, como Redenção e Belém.

3 comentários:

  1. em Ulianópolis também morre bebe em parto todos dizem que foi por negligencia medica...assim ta o boato na cidade. o medico ainda mandou parente da vitima ir a traz do seus direito. que ele estava por ser amigo próximo de seu davi e estava la só para ajudar o paceiro. um quebra galho,

    ResponderExcluir
  2. SE QUEREM SABER DA FICHA DESSE MÉDICO É SÓ BUSCAR EM PARAGOMINAS E OUTROS MUNICÍPIOS DA BR 010, ELE É UM INCOMPETENTE. VOCÊS IRÃO SABER POR QUE ELE SAIU DE PARAGOMINAS...VÃO FICAR HORRORIZADOS...

    ResponderExcluir
  3. Essa ai é para o Sr. Evandro, verifique os antecedentes do medico, em final de carreira, que esta trabalhando no Hospital municipal. Como disse o anônimo ai: ficarão horrorizados.

    ResponderExcluir