EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 18 de março de 2013

MINISTÉRIO DA PESCA APROVA PROJETOS PARA CRIAÇÃO DE TAMBAQUI NO LAGO DE TUCURUI

Reunião tratou de piscicultura e energização da região das ilhas do Grande Lago.

O secretário do ministério da pesca e Agricultura, Eloi de Sousa Araujo, juntamente com o prefeito de Tucuruí e presidente da Amat, Sancler Ferreira, participaram na sexta-feira, 15, de uma reunião com vários prefeitos para anunciar o apoio do Ministério da Pesca na elaboração de projetos de criação de Tambaqui na região do grande Lago.

O ministro da pesca, Marcelo Crivela esteve no final do ano passado em Tucuruí para dar a notícia da liberação da criação de tambaqui no lago. Na ocasião, o prefeito da cidade, Sancler Ferreira, entregou um ofício solicitando apoio na elaboração de projetos e criação de infraestrutura para fazer desfrute dessa criação. “Eu vim hoje exatamente para dizer ao prefeito que o Ministro atende seu pedido e sugere que isso seja feito num processo coletivo aonde não só Tucuruí, mas, outros municípios em volta do lago possam participar, disse o secretário Eloi Araújo.  

O deputado federal Miriquinho Batista, presente ao evento, disse que os projetos estão saindo da fase de preparação para a fase da execução. “Queremos atender em média trinta e cinco mil famílias no lago. Estamos fazendo uma revolução da produção de alimentos a partir do lago de Tucuruí”. Disse o deputado. 

O prefeito de Tucuruí, Sancler Ferreira, agradeceu o apoio do Ministério da Pesca e ressaltou que fez um pedido ao Ministro Marcelo Crivela para a implementação de toda a cadeia produtiva do pescado do lago, desde o laboratório para produzir o alevino, a criação em tanque rede, em tanque escavado, a fábrica de ração, até o frigorífico onde o peixe será filetado.

Por outro lado, o gestor disse que há um ano atrás a prefeitura de Tucuruí está elaborando um projeto de eletrificação para levar energia para região da ilhas. “Estamos tratamos hoje aqui da questão da cadeia produtiva do pescado na região do lago, que envolve os sete municípios, e tratamos também da energização, de se levar energia segura e firme para todos os moradores das ilhas do lago de Tucuruí”. Finalizou Sancler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário