EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 23 de março de 2013

MUNICÍPIOS RECEBEM ANUÁRIO MINERAL




Paragominas foi a primeira cidade do interior a receber a segunda edição da publicação.

A segunda edição do Anuário Mineral do Pará foi lançado na noite de ontem no auditório do Parque de Exposições Amílcar Tocantins, em Paragominas. O Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) apresentará a publicação em 11 municípios, abrangendo as regiões nordeste, oeste e sudeste do estado. 

De acordo com José Fernando Gomes Júnior, presidente do Simineral, a proposta dos lançamentos presenciais nos principais municípios mineradores paraenses tem o objetivo de levar para a sociedade em geral informações sobre o setor, mostrando sua significativa contribuição econômica e social para o estado. “Nesse sentido, vamos minerar pelo Pará, difundindo as informações sobre o setor mineral para que a população se aproprie desse conhecimento e entenda o quanto a mineração está presente no seu cotidiano e de que forma essa atividade vem contribuindo para o desenvolvimento do estado”, explica o executivo.

Antes do lançamento, uma comitiva formada pelo Simineral e pela Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Estado do Pará visitou as instalações da Hydro Paragominas para conhecer a operação de mina, áreas de beneficiamento do minério, mineroduto e viveiro de mudas.  Paragominas possui hoje um dos maiores empreendimentos de bauxita do Brasil, com capacidade anual de extração de praticamente 10 milhões de toneladas métricas. No município também está localizado o primeiro mineroduto de bauxita do mundo. 

Com uma extensão de 244 km, o sistema de tubulações transporta a polpa da bauxita para a refinaria de alumina Hydro Alunorte, em Barcarena.

No sábado (23) será a vez do município de Rondon do Pará receber o lançamento da segunda edição do Anuário. A publicação será lançada no auditório do Parque de Exposição Alacid Nunes. Rondon sedia o projeto integrado de mina e refinaria de alumina da Votorantim Metais. O empreendimento possui recursos minerais de excelente qualidade com potencial acima de 1 bilhão de toneladas. O investimento do Grupo Votorantim no projeto é de quase R$ 6 bilhões, para a produção inicial de três milhões de toneladas de alumina por ano. 

Com a expansão, passará a ser a segunda maior refinaria do mundo. Sua implantação está prevista para o segundo semestre de 2013 e o início da operação para 2016.
O Anuário Mineral do Pará também será lançado nos municípios de Castanhal, Juruti, Santarém, Ourilândia do Norte, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Marabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário