EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 14 de março de 2013

OFICINA REUNE GESTORES EM BUSCA DE ACESSO A PROGRAMAS DO GOVERNO FEDERAL


Prazo para a apresentação das cartas consultas encerra no dia 05 de abril de 2013.

Várias associações de municípios reuniram esta semana gestores de 55 cidades paraenses no auditório da Funasa, em Belém, para orientar sobre o acesso aos recursos provenientes dos programas do governo federal nas áreas de mobilidade urbana, saúde e saneamento - PAC 2, cujo prazo para a apresentação das cartas consultas encerra no dia 05 de abril de 2013. Os prefeitos da região do sul e sudeste paraense estiveram presentes no evento, em busca de orientação para saber de que forma é possível viabilizar os recursos para os seus municípios.

O prefeito de Piçarra, Wagne Machado reiterou a importância da oficina, mas ponderando que o município precisa estar ciente de quanto pode gastar em financiamentos para não deixar dividas. “Os municípios pequenos não tem condições de pagar uma empresa de consultoria técnica, acho importante avaliar a proposta de contratar uma equipe técnica em parceria com a Amat para elaboração dos projetos e para saber até quando o município pode investir em financiamento”, explicou Wagne.

No primeiro dia do evento o Conselho Nacional das Cidades, através do conselheiro, Paulo Cohen, apresentou a importância da 5ª Conferência Nacional que será realizada em Brasília, nos dias 20 e 24 de novembro, com objetivo de dialogar sobre o avanço e desafios da política de desenvolvimento urbano. A assessora do ministro da saúde, Iolanda Batista, apresentou o Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que financia a construção, a ampliação, a reforma e a informatização das UBS.

Para o acesso aos Programas de Transporte e Mobilidade Urbana, o analista de infraestrutura do Ministério das Cidades, fez um demonstrativo da execução de obras de pavimentação e qualificação de vias urbanas, bem como o passo a passo da elaboração de propostas que deverão ser encaminhadas para o Ministério das Cidades.

No segundo dia da oficina foram apresentados os programas de Saneamento do Ministério das Cidades, pelo chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, Gustavo Zarif. Na ocasião, o assessor técnico da Fundação Nacional de Saúde, José Ferreira, fez um demonstrativo dos programas da Funasa, priorizando o Plano Municipal de Saneamento Básico. Ferreira explicou que apenas 25 municípios do Estado iniciaram o PMSB, que deverá ser entregue até dezembro de 2013, sendo que, caso o plano não seja entregue, o município deixará de receber do governo federal investimentos na área de saneamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário