EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 27 de março de 2013

PARAUAPEBAS SEGUE EXEMPLO DE PARAGOMINAS E INOVA NA QUALIDADE DA MERENDA ESCOLAR

Objetivo é buscar melhorias na qualidade da merenda oferecida aos alunos da rede municipal de ensino.

A Secretária Municipal de Educação de Parauapebas, Francisca Ciza, juntamente com uma equipe de nutricionistas do município visitou  recentemente a cidade  de Paragominas, que é referência nacional na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e vencedor do Prêmio Gestor Eficiente da Alimentação Escolar por nove vezes. De acordo com secretária,  o programa de alimentação escolar de Parauapebas será baseado no modelo de sucesso desenvolvido em Paragominas. A Secretária explica ainda que o Programa de Alimentação Escolar contará com novos cardápios que serão mais ricos e diversificados devido ao uso de alimentos variados. “Nosso objetivo é buscar melhorias na qualidade da merenda oferecida aos alunos da rede municipal de ensino, levando mais qualidade às refeições de crianças e adolescentes”, destaca Francisca.

O novo modelo da Alimentação Escolar obedecerá à lei federal 11.947/2009, que determina a utilização de 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na compra de produtos da agricultura familiar, garantindo a geração de renda aos agricultores. Atualmente, o município não conta com depósito de merenda, a entrega dos produtos é feita direta do fornecedor as escolas. Porém, uma das mudanças previstas pela Semed é a construção de um espaço para armazenamento dos produtos.
Além de reformar as cozinhas das escolas com todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação, a Semed vai capacitar os profissionais que trabalham diretamente com a merenda escolar. Serão formações sobre higienização dos alimentos, boa adequação e limpeza dos espaços físicos, equipamentos e utensílios para o preparo, conservação e distribuição da alimentação escolar.

O programa, que começa a funcionar a partir de abril, vai oferecer aos estudantes da rede municipal café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e ainda lanche para os alunos da Educação de Jovens e Adultos no turno da noite, totalizando cinco refeições por dia.  A grande novidade é o café da manhã que antes era servido somente nas creches. Com a implantação do novo modelo do Programa de Alimentação Escolar uma das metas da secretaria de educação é ganhar o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar em 2013. A premiação é realizada anualmente pela organização não governamental Ação Fome Zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário