EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 18 de março de 2013

PREFEITO DE CAPANEMA RECHAÇA INTERDIÇÃO DO MATADOURO MUNICIPAL



Gestor afirma que população pode ser prejudicada com carne oriunda de estabelecimentos não licenciados.

O Prefeito de Capanema, Eslon Martins, procurou esta semana a reportagem de O Liberal para rechaçar a decisão do Ministério Público, que interditou o matadouro da cidade. O gestor afirma que antes da interdição, já havia solicitado ao Governo do Estado a implantação, em Capanema, de um matadouro regional, este que seria um sonho de toda a região, pois o matadouro municipal atende a grande parte da região Nordeste do Estado. “O matadouro local encontra-se com dificuldades de conseguir a liberação da licença ambiental, por tratar-se de uma obra antiga e que hoje esta em inconformidade com a legislação ambiental Federal”. Disse Eslon Martins ressaltando que na época da construção do matadouro municipal de Capanema, nos anos 80, o local encontrava-se longe da área urbana da cidade, o que atualmente é proibido por lei.

De acordo com o prefeito, outro ponto contra o atual matadouro da cidade é o fato de não haver espaço físico para a construção de tanques de coleta de resíduos líquidos oriundos do abate, sendo que a nova legislação indica que sejam construídos três lagoas coletores, onde hoje não há espaço. “Outra questão que não foi observada na época da criação do matadouro é com relação à criação de câmara frigorífica no espaço, medida que a gestão municipal já havia dado andamento em um projeto aprovado pelo governo Ana Julia e não cumprido com o Governo Municipal” Desabafou Eslon frisando que outro fator complicador é a existência de uma pista de pouso a menos de treze quilômetros em linha reta do matadouro municipal.

Para a reportagem de O Liberal, o prefeito disse que a instalação de um matadouro Regional em Capanema poderia garantir o abate e comercialização de grande parte da carne consumida na região, garantindo abastecimento de carne da população de vários municípios. “A gestão municipal não tem como custear, sozinha, a criação de um matadouro novo que atenda a todas estas novas exigências relacionadas pelo Ministério Público”. Afirma o prefeito ressaltando que a implantação de um Matadouro Regional em Capanema resolveria um problema não observado por gestores anteriores, pois aproveitaria toda a experiência dos trabalhadores do atual matadouro municipal que já atendem a critérios exigidos pelo Ministério da Agricultura demais órgãos Estaduais, alem de aproveitar a posição de Pólo que Capanema tem em relação à Região.

Segundo Nota da prefeitura, o governador em exercício Helenilson pontes já sinalizou positivamente ao Prefeito com relação à implantação do empreendimento em Capanema, haja vista que foram protocolados vários pedidos junto a órgãos públicos solicitando o fechamento do matadouro municipal por estar em desacordo com a atual legislação ambiental fato que impede a liberação da licença ambiental. Eslon colocou ao governador que a ausência de um matadouro como o de Capanema, seria trágico para o comercio de carne na região. “O consumidor não teria a certeza se carne vendida em nossa cidade seria oriunda de abatedouros licenciados e com certificação dos órgãos sanitários. Quanto a interdição do matadouro municipal, o prefeito disse que as pendências serão sanadas em parte junto a SEMA, sendo que em breve o mesmo voltará a funcionar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário