EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 20 de abril de 2013

AMAT CARAJÁS PARTICIPA DE CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM ITUPIRANGA


Evento abordou temas como o Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização e o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa.

Cerca de 800 pessoas, entre representantes da Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás, Amat Carajás, prefeitos, vereadores, autoridades ligadas à Educação nas esferas municipal, estadual e federal reuniram-se nos últimos dias 12 e 13, no município de Itupiranga para a II Conferência de Educação do município, com o objetivo de debater sobre o papel desse importante setor no desenvolvimento local. Para tornar eficiente o processo de aprendizagem nas escolas da rede pública municipal, especialmente na infância, foi convidada a Professora Doutora Esther Pillar Grossi,  coordenadora do Grupo de Estudos sobre Educação Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa/MEC), para ministrar uma palestra com o tema: “Os desafios para alfabetização na Idade Certa no Brasil”.

O tema abordado vai ao encontro do Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização e do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para os municípios que assumiram a proposta do MEC/Geempa, é importante atentar-se que ao aderir ao Programa de Correção de Fluxo Escolar, o município deverá realizar um diagnóstico para identificar em toda a Rede Municipal os alunos que se enquadram no perfil do público-alvo do programa, ou seja, que estão em defasagem com relação à escrita e a leitura, mesmo já tendo finalizado os anos iniciais do ensino fundamental.

Na oportunidade, também foram apresentadas, discutidas e deliberadas propostas que darão subsídios para a elaboração do Plano Municipal de Educação e implantação do Sistema Municipal de Educação, abrangendo as novas Orientações Curriculares, suas diretrizes, metas e estratégias de implementação de uma nova política educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário