EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 15 de abril de 2013

CAMPANHA DE VACINAÇÃO PRETENDE IMUNIZAR 55 MIL ANIMAIS EM MARABÁ


Exército Brasileiro já firmou parceria na campanha e vai disponibilizar 40 militares, que irão trabalhar de forma voluntária.

A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá deslancha de 22 de abril a 30 de maio a Campanha de Vacinação Antirrábica. A meta é imunizar 55 mil animais em Marabá. Para isso, a vacinação, que inicia pelo Núcleo Nova Marabá, será feita de casa em casa, tanto na zona urbana como rural. Segundo a gerente do CCZ, Ana Carolina Fernandes, o Exército Brasileiro já firmou parceria na campanha e vai disponibilizar 40 militares, que irão trabalhar de forma voluntária. “A gente agradece ao Exército Brasileiro pela parceria, que vai nos ajudar muito”. Carolina explica que a vacina vai ser feita de casa em casa, mas a pessoa também pode levar o animal até o CCZ para ser imunizado no horário de 8h às 17 horas. Cães e gatos devem ser vacinados anualmente, a partir dos três meses de idade, contra a doença.

A raiva é uma enfermidade causada por um vírus da família rhabdoviridae, do gênero Lyssavirus. É uma doença transmitida principalmente por cães, gatos e morcegos. Quando a raiva é transmitida ao homem, é quase sempre letal. A transmissão da doença acontece quando o vírus, presente na saliva do animal infectado, penetra no organismo, através da pele ou mucosas. Isso pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados.

No meio rural, o morcego do tipo hematófago, que se alimenta de sangue, é o maior transmissor da doença para humanos, bovinos, equinos, suínos e macacos. Quando os sintomas da raiva se manifestam em humanos, é quase impossível tratar e curar. Todo o tratamento tem que ser feito durante o período de incubação da doença, no prazo de dez dias a dois meses após a agressão. Qualquer pessoa que for mordida por um animal silvestre deve, imediatamente, procurar atendimento em uma unidade de saúde mais próxima, para ser medicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário