EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 17 de abril de 2013

IDEFLOR E EMBRAPA REALIZAM CURSO DE PRODUÇÃO DE MANEJO DE CUPUAÇÚ EM MARABÁ




Curso terá impacto direto na recuperação gradativa dos plantios de cupuaçu da região, por meio da introdução de material genético.

De 15 a 19 de abril, acontece em Marabá o II Curso de Produção e Manejo de Cupuaçu no Sudeste do Pará, com objetivo de contribuir para a formação de mão de obra qualificada em técnicas de produção e enxertia de mudas, para substituição da copa do cupuaçu e de outras espécies, como o cacau. O curso faz parte da parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor) e Embrapa Amazônia Oriental / Núcleo de Apoio a Pesquisa e Transferência de Marabá.

Durante uma semana, produtores rurais da região, técnicos de instituições de ensino, extensão, assistência técnica e fomento agroflorestal, serão orientados para a produção e manejo do cupuaçu. O curso terá impacto direto na recuperação gradativa dos plantios de cupuaçu da região, por meio da introdução de material genético com características superiores de produtividade e resistência á doença "vassoura-de-bruxa".

O cupuaçu está sendo demandado em arranjos de Sistemas Agroflorestais (SAFs) por agricultores familiares da região, nos projetos estratégicos apoiados pelo Ideflor. Projetos esses que são voltados á recuperação de áreas alteradas, o que contribui com a melhoria da segurançaa alimentar, já que possibilita a diversificação do sistema produtivo, melhora a renda e reduz o passivo ambiental nos municípios do sudeste do Estado, como em Marabá, Goianésia do Pará, Rondon do Pará e São Geraldo do Araguaia. O curso ensina teoria e prática do manejo do cupuaçu e está sendo realizado no auditório do IFPA (Campus Rural de Marabá) e no Lote do produtor Sebastião Felizardo no período de 15 a 19 deste mês, das 8 ás 18hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário