EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 24 de abril de 2013

JATENE ANUNCIA INVESTIMENTOS PARA REGIÃO DO LAGO


As demandas apresentadas pelos prefeitos, durante a reunião, fizeram referência aos setores da educação, segurança pública, meio ambiente e infraestrutura.

O Governador Simão Jatene desembarcou na manhã de ontem, no aeroporto de Tucuruí, para participar de uma reunião com os prefeitos da região do Lago. Antes de seguir para o local do encontro, Jatene embarcou em um helicóptero e seguiu para uma visita rápida ao município de Breu Branco, situado a 15 minutos de Tucuruí. De volta à cidade, o governador foi recebido no saguão do Hotel CRT, pelo prefeito de Tucuruí e presidente da Amat Carajás, Sancler Ferreira, sendo que os dois seguiram então para a sala de reuniões do Hotel, onde prefeitos e autoridades já aguardavam.

Abrindo o encontro, Jatene anunciou a implantação de uma unidade técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o levantamento de estudos para viabilizar a construção de ginásios poliesportivos em todas as escolas públicas estaduais e o reforço na segurança pública com a entrega, mês que vem de mil automóveis e 400 motocicletas para todo o Estado.

As demandas apresentadas pelos prefeitos, durante a reunião, fizeram referência aos setores da educação, segurança pública, meio ambiente e infraestrutura. O governador acolheu, junto com secretários de Estado, os pedidos feitos e disse que muito pode ser executado, desde que os gestores sejam parceiros na hora de fiscalizar e cuidar das obras. Pavimentação asfáltica ainda foi o item mais solicitado.

Jatene chamou atenção dos gestores municipais para o efetivo compromisso com “Pacto pela Educação”, lançado este ano pelo governo. “Precisamos fazer do Pacto pela Educação uma prioridade. À medida que a educação se universalizou se perdeu a qualidade. Temos consciência que podemos minimizar as problemáticas educacionais valorizando os salários dos professores e investindo na infraestrutura das escolas.”, afirmou o governador.

As demandas que atualmente são encaminhadas a Sema, em Belém, poderão, a partir do próximo semestre, ser solucionadas na própria região do Lago de Tucuruí. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa, defende que o modelo de descentralização gerencial adotado pelo governo possibilitará que mais de 275 atividades econômicas que chegam a causar impactos locais possam receber a licença ambiental na sede do município, quando necessário. “Este processo, além de facilitar a atividade dos empreendedores locais, aumenta a geração de renda no município por aumentar também a arrecadação, originada do recolhimento de taxas. A partir dos escritórios regionais, a Sema em Belém terá maior eficiência na resolubilidade de projetos com impactos estaduais”, destacou o secretário.

Além do chefe do Executivo, participaram da reunião o vice-governador, Helenilson Pontes, secretários de Estado das áreas prioritárias, deputados estaduais e federais e vereadores locais. Até junho deste ano, o governador se reúne com os gestores das regiões de Carajás, Tapajós, Baixo Amazonas, Araguaia e Xingu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário