EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 30 de abril de 2013

MINISTÉRIO DA SAÚDE VAI REALIZAR TESTAGEM DE HEPATITE EM BELO MONTE


A meta é realizar 50 mil exames, no período de 17 a 30 de abril. A ação faz parte das atividades que marcam o Dia do Trabalhador.

Entre os dias 17 e 30 da abril, o Ministério da Saúde promoverá a maior mobilização de testagem das hepatites B e C do Brasil, focalizada em trabalhadores. A expectativa é que sejam realizados 50 mil testes de triagem – sendo 25 mil no Porto de Suape (PE) e 25 mil na Usina Hidrelétrica Belo Monte. Nos dois locais trabalham, diariamente, quase 100 mil profissionais. “É uma excelente oportunidade de acessar, em poucos dias, tantas pessoas. Quanto mais precoce o diagnóstico das hepatites virais, mais chances de o paciente ter uma boa qualidade de vida”, garante o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco. 

O exame oferecido será o tradicional, que fica pronto em até 15 dias. Além do acesso gratuito ao teste, os profissionais que participarem da mobilização terão a facilidade de receber o resultado no próprio local de trabalho. Em caso positivo, os pacientes serão encaminhados para tratamento na rede especializada dos municípios participantes ou dos estados de Pernambuco e Pará.

No país, estima-se que 800 mil pessoas têm hepatite B e 1,5 milhão são portadores do tipo C. Como são doenças silenciosas, que demoram anos para manifestar sintomas, muitos estão infectados e não sabem. No caso do tipo B, a evolução para a forma crônica ocorre em aproximadamente 5% a 10% dos adultos expostos ao vírus. A hepatite C evolui para a forma crônica em 80% dos casos. Nessas situações, a doença pode evoluir para cirrose e câncer de fígado. São parceiros do Ministério da Saúde na iniciativa as Coordenações de Hepatites Virais dos estados de Pernambuco e Pará, além dos municípios de Recife, Cabo de Santo Agostinho Ipojuca e Altamira. Também participam da ação universidades e laboratórios governamentais dos estados e municípios envolvidos.

Para evitar a hepatite B, basta tomar as três doses da vacina, usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings. No caso do tipo C, não existe vacina, mas é possível evitá-la. Para isso, não se deve compartilhar seringa, agulha e objetos cortantes com outras pessoas e usar camisinha em todas as relações sexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário