EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 19 de abril de 2013

PARAGOMINAS VAI SEDIAR CURSO SOBRE TRAUMAS ORTOPÉDICOS


Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que todo ano, cerca de 5,8 milhões de pessoas morrem por trauma no mundo.

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, regional Pará (SBOT-PA), organiza neste mês de abril o primeiro curso de interiorização no Pará. Com o tema “Trauma ortopédico”, especialistas da Sociedade estarão em Paragominas, no dia 20 de abril, em uma programação gratuita, voltada para médicos que atuam no município e na região nordeste do estado.

A interiorização do conhecimento é o foco do curso, cujo assunto principal será “Atendimento ao politraumatizado”, “Fratura Exposta” e “Fratura de Diáfise de Tíbia: Como operar”. As fraturas são hoje uma das principais causas de morte entre jovens de 15 e 29 anos no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). As lesões são causadas, normalmente, por acidentes de trânsito.

Durante o curso haverá ainda o workshop “Fixador externo e Haste Intramedular Tíbia e Fêmur”. Outros dados preocupantes da (OMS) mostram que todo ano cerca de 5,8 milhões de pessoas morrem por trauma. Uma pesquisa divulgada em 2012 pela entidade mostrou que o número de mortes por traumas é maiores do que por casos de malária, AIDS e tuberculose em todo o mundo. Os acidentes no trânsito são as causas mais frequentes de morte nas faixas etárias de 5 e 44 anos, à frente de homicídios e suicídio, que estão na terceira e quarta posição, respectivamente, de acordo com a OMS, que prevê ainda aumento no número de por traumas até 2030, caso não haja medidas preventivas mais consistentes para evitá-los.

Dados  do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), mostram que no período de 2008 a 2011, houve mais de 4 mil vítimas fatais de acidentes de trânsito. Em Belém e Região Metropolitana foram 936 mortes, sendo as principais vítimas do sexo masculino, representando 83,33% dos casos. A SBOT-PA aproveita a programação para alertar os paraenses quanto às medidas preventivas de acidentes de trânsito. Entre as principais recomendações estão:  uso do cinto de segurança, evitar o consumo de bebida alcoólica antes de dirigir, que é infração de trânsito gravíssima, e evitar dirigir cansado ou com sonolência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário