EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 4 de abril de 2013

POPULAÇÃO DE CURIONÓPÓLIS QUER TROCAR NOME DA CIDADE PARA SERRA LESTE

Projeto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da AL.

O município de Curionópolis, que foi batizada em alusão ao ex-prefeito Sebastião Curió, poderá mudar de nome ainda este ano. Tramita na Assembléia Legislativa do Estado do Pará um projeto que propõe a realização de um plebiscito no município para consultar a população sobre a troca de nome da cidade, que passaria a se chamar Serra Leste. O projeto, de autoria do deputado Fernando Coimbra, já foi aprovado a unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça da AL. Caso seja aprovado pelo plenário da Casa de Leis, o tema dependerá do Tribunal Regional Eleitoral, TRE-PA, que deverá marcar a data da consulta popular em Curionópolis.  

Justificando o Projeto, o deputado Fernando Coimbra ressalta a mudança seria para ligar a nomenclatura da cidade a Serra Leste, principal relevo geográfico da região, que abriga uma das maiores jazidas de ferro do mundo. Curionópolis é um município localizado no sudeste do Estado o Pará, formado a partir da exploração do ouro de Serra Pelada na década de 1970.

O nome da cidade se refere ao major reformado do Exército Sebastião Curió, militar que atuou na repressão do governo militar aos críticos do regime. Ele é acusado pelos militantes dos direitos humanos de tortura e pela morte de guerrilheiros que atuaram na região do Araguaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário