EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 8 de abril de 2013

PREFEITO DE MARABÁ RECEBE A VISITA DO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


TCE está realizando um projeto de interiorização envolvendo várias cidades do interior do Pará.
 
O prefeito João Salame recebeu esta semana, em seu gabinete, a visita do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Cipriano Sabino, que veio falar do projeto de interiorização do tribunal “Conversando com o Controle Interno e Jurisdicionado”, que acontecerá esta semana em Marabá. O programa de interiorização visa, ainda, à instalação este ano de um pólo do TCE em Santarém e outro em Marabá.
Segundo o presidente, toda estrutura administrativa do TCE está em Marabá na divulgação do projeto, que inclui a realização de um congresso de capacitação e treinamento para servidores públicos, gestores de recursos públicos, iniciativa privada e estudantes. “É também uma ação que presenteia Marabá pelos seus 100 anos de autonomia administrativa”, diz Sabino.
O congresso acontece nos dias 10 e 11 no Casarão Eventos, iniciando às 8h e encerramento às 17 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do TCE: “Vamos oferecer almoço. Tudo gratuito” informa o presidente. De acordo com Sabino, esta é a primeira vez, na história da cidade, que o TCE, que tem 65 anos, realiza uma ação dessa natureza. “É um momento histórico para nós”, ressalta.
O principal objetivo do congresso é capacitar, prevenir e orientar o público, através de palestras e debates sobre temas como: Improbidade Administrativa, Prestação de Contas de Convênios, Planejamento Público, Geração de Despesas e Limites Constitucionais e Legais, a Importância do Controle Interno na Administração Pública, Fundamentos de Licitação e Contratos Administrativos, entre outros. “Nós percebemos que nas prestações de contas, os erros apresentados ocorrem, muitas vezes, pela falta de orientação, treinamento ou de atualização permanente por parte de muitos gestores. Este evento surgiu para que prefeitos e demais servidores errem menos. Sua finalidade também é prevenir, orientar e capacitar todos que recebem recurso público do Estado”, diz Cipriano Sabino. Na visita ao prefeito João Salame, Sabino também estava acompanhado do conselheiro André Dias, corregedor tribunal.
Em Marabá estão ainda os conselheiros Luis Cunha e Lourdes Lima, assim como auditores, diretores de departamentos e demais técnicos para debater temas, legislações e normas relativas à área do controle externo e da gestão pública no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário