EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 7 de abril de 2013

PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO CUMPRIU AGENDA EM MARABÁ



Marabá sedia esta semana a primeira edição do Programa de Interiorização idealizado pelo TCE.
 
Com o objetivo de iniciar os preparativos para a primeira edição do Programa de Interiorização Conversando com o Controle Interno e Jurisdicionados na região Sudeste paraense, que acontece esta semana em Marabá, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), conselheiro Cipriano Sabino, acompanhado do corregedor da Corte, conselheiro André Dias – que coordena o evento –, esteve esta semana no município, onde cumpriu extensa agenda. “Escolhemos propositadamente este período que celebra o centenário de fundação da cidade. Marabá é a cidade pólo, entre outras não menos relevantes, das regiões Sul e Sudeste do Pará”. Afirmou o presidente do TCE.
Sabino reiterou que a interiorização do tribunal constitui-se numa meta de gestão, embora faça a ressalva de que somente a união de esforços de todos os entes públicos pode dar as respostas e resultados que a sociedade espera. “De forma indireta, sabemos que a nossa iniciativa também colabora para melhorar os indicadores socioeconômicos estaduais, que são fundamentais para o progresso de todo o território paraense”, concluiu.     
Orientar para não punir
De acordo com os conselheiros Cipriano Sabino e André Dias, entre tantos itens que compõem a extensa pauta da ida do tribunal ao interior paraense, tem destaque a necessidade de cumprir-se a missão constitucional orientadora do tribunal. “Desde que o TCE deu início a sua agenda de eventos de orientação, há cerca de cinco anos, a área processual do tribunal já possui indicadores expressivos da diminuição das falhas nas prestações de contas dos jurisdicionados”, assegurou o atual corregedor André Dias, responsável pela coordenação desta terceira edição do programa, que acontece esta semana em Marabá.
O ciclo de palestras já esteve em Santarém e Bragança, oportunidades nas quais foi coordenado com grande sucesso pelo conselheiro Ivan Cunha. Outro aspecto fundamental da interiorização do TCE diz respeito a necessidade de facilitar a vida dos jurisdicionados na hora da prestação de contas, seja ele um órgão público ou uma instituição do terceiro setor das mais variadas naturezas que firmaram convênios no âmbito estadual. “Muitas vezes os nossos jurisdicionados têm de ir até Belém para obterem uma resposta, certidão ou etapa da prestação que poderia ser evitada com a nossa estada aqui”, disse Dias.
Programação inclui novidades
Nos dois dias da sua realização, o Programa de Interiorização da corte estadual contempla alguns dos temas considerados prioritários na execução e na prestação de contas da utilização do erário estadual conveniado: A transparência na utilização, geração da despesa, como evitar responder a uma ação de improbidade administrativa e quais as obrigações para comprovar o correto uso do recurso recebido. Todavia, nesta edição, a organização se preocupou com outros aspectos caros aos gestores: a captação de recursos junto à Caixa Econômica Federal (CEF) e ao Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado.
Essas palestras acontecem pela primeira vez, o que demonstra a preocupação permanente da Corte em todas as etapas da utilização do recurso. “A absoluta maioria dos novos prefeitos no nosso estado está em primeiro mandato. Isso nos motiva tanto quanto eles. Da nossa parte, pretendemos proporcioná-los o máximo de informação e compartilhamento de responsabilidades. O nosso tribunal está demonstrando a sua disposição de capacitar, ouvir, prevenir e orientar todas as regiões, servidores e gestores públicos, bem como os jurisdicionados do 3º Setor e os profissionais liberais que os auxiliam”, encerrou o coordenador André Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário