EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 27 de abril de 2013

PROFESSORES DEFLAGRAM GREVE EM DOM ELISEU


Categoria cobra do Executivo perdas salariais e 10% de incentivo para magistério

Depois de várias negociações infrutíferas com o poder público municipal, professores da rede pública de ensino municipal decretaram greve geral no município. Desde a segunda-feira, 22, todas as escolas da cidade estão sem aula. De acordo com a direção do Sintepp local, a greve foi deflagrada por vários motivos, dentre os quais um Projeto de Lei enviado pelo prefeito Joaquim Nogueira Neto (PMDB) e aprovado pela Câmara de Vereadores que cortou direitos adquiridos pela categoria e afetou diretamente o Plano de Cargos e Carreira Remunerado, PCCR. 

Entre as perdas dos direitos dos professores e demais funcionários públicos estão 10% de incentivo de magistério, 3% de triênio e cerca de 10% de adicional. Uma parte dos profissionais perderam também graduação e pós-graduação voltando assim a receber seus salários como sendo de nível médio. De acordo com o Sindicato dos Professores, no dia em que o projeto foi aprovado, a frente do prédio da Câmara virou uma praça de guerra depois que a tropa de choque da Polícia Militar lançou bombas de gás e tiros de borrachas contra professores e funcionários públicos que protestavam na frente da casa de leis.

No confronto, pelo menos 8 pessoas ficaram feridas, sendo que todas deram entrada no Hospital Municipal de Dom Eliseu.  A assembleia dos profissionais públicos da educação de Dom Eliseu, que  deflagraram greve, aconteceu na Maçonaria na noite de quarta-feira, 24, e terminou com uma passeata que percorreu vários bairros da cidade.  Segundo os líderes do manifesto, a paralisação não tem data para encerrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário