EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 17 de abril de 2013

PROJETO DE CRÉDITO DOBRA PRODUÇÃO DE MILHO E EXPANDE PASTAGEM EM ITUPIRANGA



Outros sete projetos para pecuária, da linha de crédito Mais Alimentos, deverão ser liberados até julho.

Um trator adquirido em janeiro deste ano, por meio da linha Mais Alimentos, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), deve ajudar o agricultor Edmilson Costa, da comunidade Rancho Rico, em Itupiranga, no sudeste do estado, a mais que dobrar a produção de milho este ano. A estimativa para colheita é de 18 toneladas. O projeto de crédito, o primeiro de maquinário do Mais Alimentos no município, foi elaborado pelo escritório local da Emater e aprovado pelo Banco da Amazônia. O valor total de quase R$ 130 mil incluiu, além do veículo, um debulhador e ensacador de milho e uma grade aradora.

A mecanização também tem sido utilizada para recuperação ou implantação de pastagem de um sistema de integração lavoura-pecuária, pelo qual zonas degradadas vêm sendo transformadas com plantio rotacionado ou sucessivo de capim mombaça e grãos. O rebanho na propriedade é de 60 matrizes e três reprodutores da raça girolando. Com o trator, o agricultor conseguiu expandir a área de cultivo integrado dos iniciais dois hectares para os atuais 12. A idéia é que a adoção de tecnologias permita, em médio prazo, o melhor aproveitamento da propriedade total, que tem 170 hectares.

O crédito rural é um dos principais instrumentos de apoio á agricultura familiar. Só em 2012, a Emater em Itupiranga intermediou R$ 1,5 milhão do Pronaf Mais Alimentos para cerca, curral e gado. Outros sete projetos para pecuária deverão ser liberados até julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário